24.5 C
Brasília
sexta-feira, 26 abril, 2024

SindSaúde se reúne com secretário de Saúde para entregar reivindicações da categoria

A presidente Marli Rodrigues tratou de diversos assuntos, entre eles o pagamento da GATA e a contratação, com urgência, de padioleiros para a SES

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

A presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, se reuniu nesta sexta-feira (18) com o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, para entregar pauta com reivindicações da categoria da Saúde e cobrar a garantia do cumprimento do pagamento da penúltima parcela da incorporação da GATA.

Na reunião, Marli Rodrigues destacou a necessidade de se implementar ações de valorização aos servidores da Saúde, apesar da vigência da Lei Federal nº 173/20, que suspende os direitos e conquistas dos trabalhadores.

A pauta do encontro foi o pagamento da penúltima parcela da incorporação da GATA (Gratificação de Apoio Técnico-Administrativo) no contracheque de outubro, pagamento da progressão e promoção (Decisão 3715/2020 – TCDF), o restabelecimento da comissão para estudo da modernização das carreiras, a contratação, com urgência, de padioleiros para a Secretaria de Saúde do DF e a garantia do recesso de final de ano para todos os servidores da SES, independente da lotação.

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, acolheu as demandas e se comprometeu a articular as soluções junto à Secretaria de Economia, a qual tem a competência legal para decidir sobre as matérias apresentadas. Osnei mostrou-se sensível às dificuldades da enfermagem que está sobrecarregada com o trabalho dobrado, causando adoecimento físico e mental.

“Estes temas são uma demanda antiga do SindSaúde desde a primeira vez que estive na gestão da SES e agora conseguiremos avançar. Determinei que a SUGEP instrua processo para a contratação dos padioleiros” afirmou Osnei.

Para a presidente do SindSaúde essa sinalização é um grande avanço, juntamente com a garantia do pagamento da GATA e da comissão para modernização das carreiras.

A questão do pagamento das progressões e promoções será levada à Secretaria de Economia pela SES para buscar a pacificação de entendimentos, uma vez que a Procuradoria-Geral do DF no parecer referencial 8/2020 permite que o GDF pague apenas as promoções, congelando as progressões em decorrência da Lei nº 173/20.

“Acredito que a situação será definida pelo cumprimento da decisão da Corte de contas do DF. Vamos acompanhar e participar dessas tratativas para que nenhum direito dos servidores seja lesado em razão de conflitos na interpretação da Lei”, finaliza Marli.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Reivindique seus direitos: SindSaúde garante vitória judicial para servidores da saúde

À medida que mais uma semana chega ao fim, alguns trabalhadores da saúde celebram uma conquista financeira inesperada. Receber...

Assédio moral adoece servidores do Instituto de Saúde Mental: Sindsaúde DF agirá em defesa dos trabalhadores

O Sindsaúde, por meio deste comunicado, expressa sua profunda preocupação com o crescente número de funcionários do Instituto de...

Estudo do SindSaúde revela perda salarial de 37,8% para os servidores da saúde, gerando revolta e mobilização

Ser aprovado em um rigoroso concurso público, atravessando diversas etapas em busca da tão almejada estabilidade e segurança na...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img