22.5 C
Brasília
sexta-feira, 26 abril, 2024

SindSaúde convoca assembleia geral para tratar do projeto de recomposição salarial

Todos os servidores interessados são convidados a se reunir na terça-feira (05/04), às 9h30, no Clube da Saúde

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Diante da insatisfação dos servidores pelo não envio do Projeto de Lei, do Poder Executivo, para a Câmara Legislativa do Distrito Federal, que reivindica a recomposição de perdas salariais dos analistas, assistentes e técnicos da carreira de Gestão e Assistência Pública à Saúde – GAPS, assim como dos Técnicos em Enfermagem. O SindSaúde convoca todos os servidores para assembleia na terça-feira, 5 de abril, às 9h30, no Clube da Saude.

Na pauta, os próximos passos na luta por recomposição das perdas salariais. Era aguardado que o projeto fosse enviado na última semana para a CLDF junto com outros projetos de outras categorias. Toda a movimentação do processo está no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) nº 00040-00011367/2022-23.

Outro ponto importante é a interpretação da Lei nº 9.504, de 30 de setembro de 1997, que estabelece normas para as eleições, no Artigo nº 73, e diz:

Art. 73. São proibidas aos agentes públicos, servidores ou não, as seguintes condutas tendentes a afetar a igualdade de oportunidades entre candidatos nos pleitos eleitorais:  VIII - fazer, na circunscrição do pleito, revisão geral da remuneração dos servidores públicos que exceda a recomposição da perda de seu poder aquisitivo ao longo do ano da eleição, a partir do início do prazo estabelecido no art. 7º desta Lei e até a posse dos eleitos. 

Para a presidente do SindSaúde-DF, Marli Rodrigues, está assembleia será uma oportunidade para que os servidores possam apontar quais caminhos a categoria trilhar na busca pela recomposição salarial.

“É compreensível a frustração dos servidores das categorias GAPS e Técnicos em Enfermagem que estavam na expectativa para que o PL fosse enviado pelo Poder Executivo para apreciação da Câmara. Vamos juntos decidir qual será a posição dos trabalhadores para que seus salários também sejam recompostos”, destaca.

O Projeto

O SindSaúde enviou o ofício no dia 24 de março, propondo uma recomposição escalonada dos vencimentos, resultando na atualização da tabela para a nova carreira de Gestão e Assistência Pública à Saúde – GAPS e Técnicos em Enfermagem. A proposta é de recomposição de perdas salarias em 10% no vencimento dos servidores, a ser concedido em duas parcelas de 5% sobre os valores em vigor atualmente. Esta recomposição se dá por conta do momento de inflação muito alta em que o país atravessa.

De acordo com o InfoSaúde-DF, atualmente estas duas categorias somam mais 16.555 (dezesseis mil, quinhentos e cinquenta e cinco) cargos ocupados, fora os aposentados e pensionistas. Por isso, pelo número elevado do efetivo das carreiras em questão, o impacto financeiro, feito pela Secretaria de Economia no dia 28 de março, aos cofres do Governo do DF, para a recomposição salarial em 10%, em duas parcelas de 5% ao ano, custará mais de R$ 121 milhões só em 2022.

Assembleia para discutir o Projeto de Lei da recomposição salarial

– Terça-feira, 5 de abril

– A partir das 9h30, no Clube da Saúde

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Reivindique seus direitos: SindSaúde garante vitória judicial para servidores da saúde

À medida que mais uma semana chega ao fim, alguns trabalhadores da saúde celebram uma conquista financeira inesperada. Receber...

Assédio moral adoece servidores do Instituto de Saúde Mental: Sindsaúde DF agirá em defesa dos trabalhadores

O Sindsaúde, por meio deste comunicado, expressa sua profunda preocupação com o crescente número de funcionários do Instituto de...

Estudo do SindSaúde revela perda salarial de 37,8% para os servidores da saúde, gerando revolta e mobilização

Ser aprovado em um rigoroso concurso público, atravessando diversas etapas em busca da tão almejada estabilidade e segurança na...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img