25.5 C
Brasília
quinta-feira, 25 abril, 2024

Parecer ao PL nº 1735/21 é apresentado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) pela deputada Jaqueline Silva

O voto da relatora é pela admissibilidade do Projeto da Modernização da Carreira na Comissão

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Foi divulgado no site da Câmara Legislativa do Distrito Federal o parecer da deputada Jaqueline Silva (PTB), que é relatora do Projeto de Lei nº 1735/21 na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).  O voto da parlamentar é pela admissibilidade do Projeto da Modernização da Carreira, com o acatamento das emendas nº 3, 4 e 10, e a rejeição das demais no âmbito da CCJ.

O PL Nº 1735/21 foi enviado à CLDF em 12 de fevereiro deste ano, com pedido de urgência do governador Ibaneis Rocha. O Projeto recebeu 12 emendas e precisa passar por análise de 4 comissões. A proposta deve ir à votação em Plenário no próximo dia 22 de junho, garante o presidente da CLDF, deputado Rafael Prudente (MDB).

De acordo com o Regimento Interno da CLDF, compete à CCJ, “examinar a admissibilidade das proposições em geral, quanto à constitucionalidade, juridicidade, legalidade, regimentalidade, técnica legislativa e redação”.

“Ressalto, outrossim, que a proposta, ao tratar sobre questão de índole político-administrativa afeta à administrativa pública distrital, não invade o domínio institucional reservado à atuação normativa da União”, diz o texto do parecer.

Pondera a deputada, que a Suprema Corte não considera inconstitucional as situações em que a Administração promove a unificação de distintos cargos diante da evolução e progressiva identificação entre eles. Além de o Supremo Tribunal Federal considerar constitucional a reestruturação de carreiras análogas, quando não houver qualquer violação ao princípio constitucional da exigência do concurso público.

“O presente projeto se sintoniza à jurisprudência autorizativa acima evidenciada, não havendo falar-se, portanto, em óbice jurídico ao desiderato normativo, por não se interver qualquer prognóstico de transposição de cargos no caso sob análise, conforme se pode notar do cotejo entre o projeto em tela e os regramentos atuais das carreiras a serem disciplinadas”, finaliza a deputada.

No período em que o PL foi submetido à CLDF, foram apresentadas 12 emendas ao Projeto. Destas, somente as Emendas nº 3, 4 e 10 foram acatadas  no âmbito da CCJ.

  • A Emenda nº 3 inclui a previsão de que as tabelas salariais dos cargos Analista e Assistente em Gestão e Assistência Pública à Saúde guardarão equivalência entre si.
  • A Emenda nº 4 propõe alteração da norma no que diz respeito às atribuições gerais do Assistente em Gestão e Assistência Pública à Saúde.
  • A Emenda nº 10 altera a forma de desmembramento da carreira Assistência Pública à Saúde proposta pelo PL. De acordo com a emenda, a carreira passaria a ser denominada de Especialista em Saúde Pública do DF, a ser desmembrada em duas carreiras: Especialista em Saúde Pública do DF e Gestão, bem como em Assistência Pública à Saúde.

CLIQUE AQUI E LEIA O PARECER DA DEPUTADA JAQUELINE NA ÍNTEGRA

Presidida pela Jaqueline Silva (PTB), a CCJ analisa os aspectos constitucionais, jurídicos, legais, regimentais, além de observar a técnica legislativa e a redação das proposições legislativas. 

Comissão de Assuntos Sociais (CAS)

Foi publicado no site da Câmara Legislativa, nesta segunda-feira (14), o parecer do deputado Iolando Almeida (PSC), que é o relator do Projeto de Lei nº 1735/21 na CAS.  O voto do parlamentar é favorável ao Projeto da Modernização da Carreira, com a incorporação ao texto das emendas nº 3 e 4 e a rejeição das demais.

“Entende-se relevante o desmembramento e a reorganização da carreira propostos pelo PL em análise, uma vez que promovem a valorização dos profissionais que atuam na área de gestão e assistência pública à saúde, ao fortalecer e modernizar os cargos que a integram”, destaca o parecer.

CLIQUE AQUI E LEIA O PARECER DO DEPUTADO IOLANDO NA ÍNTEGRA

Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC)

Foi disponibilizado no site da CLDF, nesta quarta-feira (16), o parecer do deputado Rodrigo Delmasso (Republicanos), que é relator do Projeto de Lei nº 1735/21 na Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC).  O relatório do parlamentar é pela aprovação do Projeto da Modernização da Carreira, com a incorporação ao texto das emendas nº 3, 4 e 10, e a rejeição das demais.

“Destaca-se que a proposta prestigia o debate democrático, o que a torna oportuna, uma vez que as mudanças apresentadas foram elaboradas em conjunto com as representações dos trabalhadores da área de saúde e amplamente debatidas com a categoria, com o foco de viabilizar o melhor atendimento de suas demandas profissionais”, destaca o texto.

CLIQUE AQUI E LEIA O PARECER DO DEPUTADO DELMASSO NA ÍNTEGRA

Comissões

Para que o PL possa ir à votação em Plenário é necessário que seja apreciado em 4 comissões da CLDF, sendo elas: Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC); Comissão de Constituição e Justiça (CCJ);  Comissão de Economia Orçamento e Finanças (CEOF); e Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

– Até o momento, é aguardado apenas a publicação do parecer do relator da CEOF.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Reivindique seus Direitos: SindSaúde obtém vitória judicial para servidores da saúde

Mais uma semana se encerra e, para um trabalhador, isso significa dinheiro no bolso. Recentemente, a justiça condenou o...

Assédio moral adoece servidores do Instituto de Saúde Mental: Sindsaúde DF agirá em defesa dos trabalhadores

O Sindsaúde, por meio deste comunicado, expressa sua profunda preocupação com o crescente número de funcionários do Instituto de...

Estudo do SindSaúde revela perda salarial de 37,8% para os servidores da saúde, gerando revolta e mobilização

Ser aprovado em um rigoroso concurso público, atravessando diversas etapas em busca da tão almejada estabilidade e segurança na...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img