A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quinta-feira (25), a liberação para uso da vacina Jynneos/Imvanex contra a varíola dos macacos (monkeypox) e do antiviral tecovirimat para o tratamento da doença. Para a aprovação, a Agência teve como base os dados das Agências europeias (EMA) e da Agência Americana (FDA) de medicamentos.
Em decisão unânime, a Anvisa autorizou a dispensa de registro para importação de medicamentos e vacinas capazes de prevenir ou tratar a varíola dos macacos. No entanto, a dispensa de registro é temporária e só se aplica ao Ministério da Saúde, com validade de seis meses.
Medicamentos
Segundo a Agência, o imunizante é destinado a adultos com idade igual ou superior a 18 anos e possui prazo de até 60 meses de validade, quando conservado entre -60°C e -40°C. Já em relação ao antiviral, a Agência destaca que a autorização se aplica ao medicamento Tecovirimat, concentração de 200 mg, na forma farmacêutica cápsula dura, uso oral, prazo de validade de 84 meses e indicado para o tratamento de doenças causadas pelo Orthopoxvirus em adultos, adolescentes e crianças com peso mínimo de 13 kg.
Número de casos
No Brasil, o número de casos confirmados até a última quarta-feira (24) era de 4.144, o número de casos suspeitos era de 4.653, de acordo com dados do Ministério da Saúde, o país registrou um óbito relacionado à doença. No DF, segundo a Secretaria de Saúde, já são 170 casos confirmados da doença, sendo 163 homens e sete mulheres. Ainda há 187 casos em investigação.