20.5 C
Brasília
sábado, 27 abril, 2024

Outubro Rosa: Mês da prevenção do câncer de mama

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Começa o mês do movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. A campanha, que tem como principal objetivo alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, foi criada no início da década de 90 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, sendo comemorada anualmente desde então.

O câncer de mama é infelizmente o tipo de câncer mais comum entre as mulheres. A doença ocorre devido a um desenvolvimento anormal das células da mama que se multiplicam desordenadamente até formarem um tumor maligno. Ao longo da campanha, são ensinadas algumas formas para identificar se há algo de errado com a mama, entre elas está o autoexame, saiba como fazer:

  1. Posicione-se em frente ao espelho
  2. Observe os dois seios, primeiramente com os braços caídos
  3. Coloque as mãos na cintura fazendo força
  4. Coloque-as atrás da cabeça e observe o tamanho, posição e forma do mamilo
  5. Pressione levemente o mamilo e veja se há saída de secreção
  6. Caso identifique algo incomum na mama, procure imediatamente um Mastologista.

Durante a campanha também são feitos alertas sobre o câncer no colo do útero, também conhecido como Câncer cervical, que é causado pela infecção por alguns tipos de vírus chamados de HPV (Vírus do papiloma humano). Os principais sintomas de câncer no colo do útero, são:

  1. Corrimento vaginal alterado, com mau cheiro ou coloração marrom
  2. Sangramento vaginal sem causa aparente e fora da menstruação;
  3. Sensação de pressão no fundo da barriga;
  4. Perda rápida de peso sem estar fazendo dieta
  5. Vontade de urinar mais frequente, mesmo durante a noite;
  6. Dor abdominal ou pélvica constante, que pode piorar ao usar o banheiro ou durante o contato íntimo;

Curada

Em 2020, o SindSaúde entrevistou Giselle Castro, arquiteta de 34 anos, moradora do Cruzeiro, que foi diagnosticada com câncer de mama no fim de 2019 e, ao longo de 2020, precisou passar por tratamento oncológico, inclusive cirúrgico.

Em setembro de 2020, os exames comprovaram que Giselle está livre do câncer de mama e um novo cenário se abriu. Entre os focos de agora, reservando seus objetivos pessoais, está o de alertar outras mulheres para que se cuidem e se observem.

CLIQUE AQUI e releia esta história motivadora

Câncer de mama em homens

Pouco se fala, mas homens também podem ter câncer de mama, apesar de ser raro acontecer. Os homens têm glândulas mamárias e hormônios femininos, ainda que em quantidade pequena. Dos casos de câncer de mama, 1% é masculino. Para cada 100 mulheres diagnosticadas com câncer de mama, há 1 homem com o mesmo diagnóstico.

Mamografia na SES

Iniciando a campanha Outubro Rosa, a SES, em parceria com as secretarias da Mulher e de Desenvolvimento Social inaugurou, nesta sexta-feira (1º/10), o mamógrafo do Centro Especializado em Saúde da Mulher (Cesmu). Com a instalação do aparelho, a unidade passa a ter a capacidade de realizar 120 mamografias por semana, totalizando 480 exames mensais.

Segundo a SES, com o novo equipamento do Cesmu, a Rede passa a ter 11 mamógrafos, que estão localizados nos seguintes locais: Hospital Regional de Taguatinga (HRT), Hospital Regional de Samambaia (HRSam), Hospital Materno-Infantil de Brasília (Hmib), Hospital Regional do Gama (HRG), Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), Hospital Regional de Sobradinho (HRS), Hospital da Região Leste (HRL), Hospital Regional de Ceilândia (HRC), Central de Radiologia e Hospital de Base (HBDF).

Todos os procedimentos são regulados em lista de espera pela Central de Regulação Ambulatorial (CERA).

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Reivindique seus direitos: SindSaúde garante vitória judicial para servidores da saúde

À medida que mais uma semana chega ao fim, alguns trabalhadores da saúde celebram uma conquista financeira inesperada. Receber...

Assédio moral adoece servidores do Instituto de Saúde Mental: Sindsaúde DF agirá em defesa dos trabalhadores

O Sindsaúde, por meio deste comunicado, expressa sua profunda preocupação com o crescente número de funcionários do Instituto de...

Estudo do SindSaúde revela perda salarial de 37,8% para os servidores da saúde, gerando revolta e mobilização

Ser aprovado em um rigoroso concurso público, atravessando diversas etapas em busca da tão almejada estabilidade e segurança na...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img