24.5 C
Brasília
sexta-feira, 26 abril, 2024

Especialistas acreditam que segunda onda de Covid ganhará força em dezembro

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Levantamentos realizados pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) apontam que a segunda onda do novo coronavírus no Brasil pode ganhar força em dezembro deste ano. Caso os casos aumentem, segundo o governador Ibaneis Rocha, o DF está preparado e haverá leitos suficientes. 

“Nossas equipes da Saúde, assim como foi feito quando apareceu a pandemia, estão profundamente preparadas. Temos leitos hospitalares e não teremos nenhum problema se vier uma segunda onda”, disse Ibaneis.

De acordo com o governador, no entanto, a expectativa é ter uma vacina em breve. “O que a gente espera, realmente, é que, antes dessa segunda onda, a gente consiga uma vacina, seja lá de onde vier, para que a gente possa imunizar a população de forma geral”.

Cenário no Brasil

Oficiais de inteligência avaliam o cenário, as eventuais ameaças do crescimento de casos em todo o país e repassam as informações ao governo federal.

De acordo com fontes da Abin ouvidas pela reportagem do Correio Braziliense, já se avalia que o Brasil está na rota de uma segunda onda devastadora, mas que pelos dados iniciais, pode ter menos força que a primeira, que chegou ao país em março e permanece, em menor escala, até os dias atuais.

afrouxamento do isolamento social nos estados e aglomerações decorrentes do período eleitoral, para avaliações de dentro da Abin, devem acelerar a transmissão entre a população e elevar o número de mortes por covid-19.

“Uma segunda onda é esperável, por diversos motivos (chegada à base da curva de casos, e relaxamento das medidas de distanciamento, em nível pessoal, institucional e social). Soma-se a isso a realização das eleições, cujos efeitos deverão ficar mais visíveis em dezembro”, afirmou uma fonte da Abin ouvida pela reportagem.

Na última quarta-feira (25), o país registrou 47 mil novos casos de covid-19 e 654 óbitos em 24 horas. 

A taxa de transmissão está em 1,3, de acordo com estudos do Imperial College de Londres. Isso significa que cada 100 pessoas contaminadas, passam o vírus para outras 130, acelerando a disseminação da doença.

Com informações do Correio Braziliense e Metropoles

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Reivindique seus direitos: SindSaúde garante vitória judicial para servidores da saúde

À medida que mais uma semana chega ao fim, alguns trabalhadores da saúde celebram uma conquista financeira inesperada. Receber...

Assédio moral adoece servidores do Instituto de Saúde Mental: Sindsaúde DF agirá em defesa dos trabalhadores

O Sindsaúde, por meio deste comunicado, expressa sua profunda preocupação com o crescente número de funcionários do Instituto de...

Estudo do SindSaúde revela perda salarial de 37,8% para os servidores da saúde, gerando revolta e mobilização

Ser aprovado em um rigoroso concurso público, atravessando diversas etapas em busca da tão almejada estabilidade e segurança na...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img