sexta-feira, 3 maio, 2024

DF começa testagem para quem não tem sintomas da covid-19

Cerca de 800 mil testes estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde e no Aeroporto Internacional de Brasília

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal ampliou a estratégia de testagem contra a covid-19 e agora são disponibilizados testes também para quem não tem sintomas da doença.

Cerca de 800 mil testes estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde e no novo posto inaugurado na sala de desembarque nacional do Aeroporto Internacional de Brasília.

A testagem passou a ser recomendada para toda pessoa, a partir de 12 anos, que teve contato com alguém infectado, mesmo que nenhum dos dois apresente sintomas.

“Idealmente, até o quinto dia após o contato suspeito, seria interessante a pessoa testar. Então, aumentamos a quantidade de testes e alteramos o critério de elegibilidade para testar a pessoa mesmo sem sintoma”, explica o secretário-adjunto de Assistência da Secretaria de Saúde, Fernando Erick Damasceno. Antes, os testes só eram feitos em quem apresentava sinais da doença.

Ômicron no DF

Até agora, todos os 17 casos confirmados da variante ômicron foram importados, isto é, a contaminação ocorreu fora do Distrito Federal. Desses, 14 pessoas vieram do México, duas da África do Sul e uma do Canadá.

Todos os infectados com a nova cepa receberam duas doses da vacina e nenhuma apresentou sintomas graves. “O Brasil protegeu-se da variante delta e tem tudo para se proteger da variante ômicron”, disse. “Acompanhamos a situação global, porque nos adianta os riscos. Com a cobertura vacinal robusta estamos mais protegidos”, completou.

De acordo com a chefe do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Distrito Federal (Cievs-DF), Priscilleyne Reis, neste momento, a maioria dos casos identificados no Distrito Federal é da variante delta.

Com informações da Agência Saúde DF