17.5 C
Brasília
sexta-feira, 26 abril, 2024

Anvisa aprova uso emergencial de coquetel para auxiliar no tratamento da Covid-19

O pedido para uso emergencial foi feito no dia 1º de abril e não se trata de um medicamento para uso precoce

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nesta terça-feira (20), a autorização do uso emergencial do coquetel que contém a combinação de casirivimabe e imdevimabe (REGN-COV2), remédios que auxiliaram no uso emergencial contra a Covid-19. Os medicamentos foram desenvolvidos pela farmacêutica Roche, sendo o segundo medicamento aprovado pela agência.

A liberação ocorreu durante a 6ª Reunião Extraordinária Pública da Diretoria Colegiada (Dicol), na manhã desta terça-feira. Os diretores avaliaram a demanda de solicitação de medicamentos para uso emergencial, de caráter experimental. A reunião foi realizada por videoconferência, acompanhe aqui:

O gerente geral de medicamentos e produtos biológicos, Gustavo Mendes, expõe que “Esses produtos são o que a gente chama de anticorpos monoclonais. A ideia dessa proposta é neutralizar o vírus para que ele não se propague nas células infectadas e assim controlar a doença”.

Esse medicamento serve para tratar adultos e pacientes pediátricos (com mais de 12 anos e que pesem no mínimo 40kg), que não precisam do auxilio de oxigênio, que está infectado pela SARS-CoV-2 confirmada por laboratório e que apresentam alto risco de progressão para Covid-19 grave. Indicado para quem está no começo da doença, a venda será restrita a hospitais e proibida para o comércio.

A agência informa que, “anticorpos monoclonais como casirivimabe e imdevimabe podem estar associados a piora nos desfechos clínicos quando administrados em pacientes hospitalizados com Covid-19 que necessitam de suplementação de oxigênio de alto fluxo ou ventilação mecânica”. Lembrando que o medicamento não pode ser usado em paciente graves.

Esse coquetel é baseado nos anticorpos criados naturalmente pelo sistema imunológico do corpo. O remédio é utilizado para tratamento de câncer e doenças autoimunes que são criadas a partir de uma única célula e clonados em laboratório.

É importante destacar que esses anticorpos não previnem a doença.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Reivindique seus Direitos: SindSaúde obtém vitória judicial para servidores da saúde

Mais uma semana se encerra e, para um trabalhador, isso significa dinheiro no bolso. Recentemente, a justiça condenou o...

Assédio moral adoece servidores do Instituto de Saúde Mental: Sindsaúde DF agirá em defesa dos trabalhadores

O Sindsaúde, por meio deste comunicado, expressa sua profunda preocupação com o crescente número de funcionários do Instituto de...

Estudo do SindSaúde revela perda salarial de 37,8% para os servidores da saúde, gerando revolta e mobilização

Ser aprovado em um rigoroso concurso público, atravessando diversas etapas em busca da tão almejada estabilidade e segurança na...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img