sexta-feira, 3 maio, 2024

Bancos de Leite Humano precisam de doações

Campanha Novembro Roxo lembra importância de cuidar de bebês prematuros - os principais beneficiados pelos bancos de leite

Os Bancos de Leite Humano do Distrito Federal estão com estoque baixo e precisam de doações. A arrecadação beneficia, todos os dias, principalmente bebês prematuros, que dependem dos estoques para a nutrição.

O GDF acendeu o alerta e está em campanha pela doação de leite humano. O mês de novembro já é conhecido como “Novembro Roxo”e é dedicado à conscientização da prematuridade.

A doação pode ser feita, até mesmo, em casa. Basta solicitar o agendamento pelo telefone 160, opção 4.

“Até setembro, tivemos 9.592 bebês receptores de leite materno nas unidades neonatais do Distrito Federal e a maioria deles são prematuros e de baixo peso”, explica a coordenadora das Políticas de Aleitamento Materno e Banco de Leite Humano do DF, Miriam Santos.

Segundo ela, o leite materno é oferecido para todos os bebês internados, “no entanto, nos últimos meses, registramos uma queda nas doações”.

Leite materno

A campanha também chama a atenção para a importância do leite materno e contato pele a pele, criando maior vínculo afetivo entre mãe e filho, mais estabilidade térmica e melhor desenvolvimento no bebê.

O leite materno é essencial para salvar a vida dos bebês internados. No entanto, caso os estoques continuem abaixo da média, em último caso, a preferência do leite será para os prematuros e de baixo peso, segundo a coordenadora.

Miriam Santos destaca que todas as doações de leite materno são destinadas aos bebês internados nas unidades neonatais. Além disso, todas as mães de bebês prematuros recebem o apoio das equipes do BLH para continuarem extraindo seu próprio leite, pois o leite mais indicado para o bebê é o da própria mãe.

“O leite da mãe de um bebê prematuro possui características diferenciadas, pois tem mais proteína e imunoglobulina. Em uma mulher que teve o parto no período normal, o colostro dura cerca de sete dias, já o de uma mãe de prematuro, se estende por cerca de 21 dias, já que o corpo entende a necessidade da imunidade da criança”, explica.

Doação

O leite materno utilizado nas unidades neonatais é totalmente oriundo das mães dos bebês internados, das doações e dos estoques do BLH. Por isso, estimular e incentivar as mães a doarem é tão importante. Há bebês que ficam internados por três ou quatro meses.

De acordo com Miriam, todas as mães de prematuros recebem apoio de profissionais para lidar com a questão da “vida e morte” dentro de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal.

Ela afirma que quando as mães conseguem extrair o leite materno e veem o filho se alimentando e se desenvolvendo, é algo que as motivam para continuar a amamentação até que o bebê consiga mamar.

Veja como e onde doar leite materno

Com informações da Agência Saúde DF