20.5 C
Brasília

Horário de atendimento ao público
Segunda à Quinta das 08h00 às 17h00

SindSaúde-DF luta por lotação específica e ampliação de jornada para nutricionistas e técnicos em nutrição

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Nutricionistas e Técnicos em Nutrição da Secretaria de Saúde do Distrito Federal denunciaram ao SindSaúde-DF, em reunião no Hospital de Base, nesta terça-feira (1), que a falta de lotação especifica dos profissionais tem prejudicado o acompanhamento dos pacientes e ampliado o tempo de recuperação dos internados dentro das unidades. Os profissionais alertam ainda que nas últimas convocações, realizadas pela Secretaria de Saúde, não foram chamados novos profissionais da área de nutrição.

Segundo os nutricionistas e os técnicos, os profissionais são lotados de forma geral nos hospitais e não por área, como ocorre com outras categorias da Saúde, como fisioterapeutas e enfermeiros, que cobrem áreas específicas, tendo eles que se deslocar por várias alas. Sendo assim, o acompanhamento de pacientes internados acaba dificultado, o que não permite fiscalizar se a dieta prescrita está sendo cumprida e se a recuperação está sendo a adequada. “Não há motivação para fazer qualquer tipo de especialização, porque nunca sabemos onde vamos estar escalados. O serviço poderia ser bem melhor aproveitado se também estivéssemos em locais específicos”, desabafou uma nutricionista.

Os profissionais de nutrição afirmam que essa falta de personalização do atendimento gera maiores gastos para o Governo de Brasília, que precisa manter por mais tempo a internação dos pacientes.

Nas quatro últimas convocações de novos servidores para a Saúde, durante a gestão Rodrigo Rollemberg, não foram convocados novos nutricionistas ou técnicos em nutrição. A falta de profissionais tem sido outro fator que atrapalha o trabalho. Sem servidores, os hospitais também não conseguem resolver a questão na elaboração das escalas de trabalho. Por isso, os profissionais solicitaram que seja feita uma nova convocação de nutricionistas, já que o número ideal é de pelo menos um nutricionista para cada 15 leitos.

“Mais uma vez a falta de profissionais prejudica o trabalho dos servidores e o atendimento de excelência aos pacientes. Vamos lutar para que eles tenham lotação específica. É preciso ressaltar, também, sobre a importância da dietoterapia na recuperação do paciente, o que pode reduzir custos para o DF”, afirmou Marli Rodrigues, presidente do SindSaúde-DF.

Qual será o interesse do GDF em sobrecarregar os nutricionistas e os técnicos em nutrição da Secretaria que fiscalizam a Sanoli garantindo a qualidade e cumprimento do contrato? O que estará por traz dessa intenção?

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Emenda à LDO prevê reestruturação e reajuste para a carreira GAPS

A luta por justiça e valorização dos servidores da carreira GAPS avançou mais uma etapa. Na tarde de ontem,...

GAPS: Processo se movimenta

Após a forte repercussão do vídeo produzido pelo SindSaúde em homenagem ao Dia do Trabalhador, que escancarou as injustiças...

Dia do Trabalhador: para os servidores da GAPS, a luta é diária e a justiça ainda não chegou

Os trabalhadores brasileiros enfrentam uma vida inteira de lutas e provações — e, muitas vezes, a própria falta de...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img