16.5 C
Brasília
terça-feira, 7 maio, 2024

SindSaúde lança campanha por novo plano de carreira em grande assembleia

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Os servidores da saúde compareceram em peso na assembleia geral da categoria, realizada na manhã desta quinta-feira (21). O evento marcou o lançamento da campanha “Plano de carreira bom para todos” e contou com a presença de vários parlamentares. Segundo a diretoria do SindSaúde, a mobilização passará por todas as regionais e culminará em outra nova grande assembleia, marcada para 13/06, dois dias antes do início da Copa das Confederações.

O grande número de trabalhadores superou a expectativa dos organizadores, e com isso, a assembleia precisou ser transferida de última hora do auditório para o lado de fora da Secretaria de Saúde. Os servidores, de forma animada, fizeram muito barulho. “Nós estamos deflagrando um movimento sério. São esses trabalhadores que estão aqui que há 20 anos sofrem com o sucateamento do SUS. Os hospitais só não baixaram as portas porque nós somos guerreiros”, declarou a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues.

Apoio político

A mobilização contou com o apoio de parlamentares que  comprometeram-se em articular junto ao governo uma negociação para o novo plano. Uma bola de futebol foi dada a cada um deles como um ato simbólico. “Estamos passando a bola da saúde, dividindo com eles essa responsabilidade”, explicou Marli.

“Contem comigo para construírem o plano. Estarei jogando junto com vocês”, assegurou o deputado federal e presidente do PT-DF, Roberto Policarpo, que entregará, em nome do SindSaúde, uma bola ao governador Agnelo Queiroz. Juntamente com o objeto simbólico, Marli entregou a Policarpo uma cópia do projeto feito pela Subsecretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (SUGETES). O documento trata da carreira dos servidores, mas sequer foi negociado com o sindicato. “A subsecretária Maria Natividade suspendeu a Mesa Permanente de Negociação do SUS e estava encaminhando para a Secretaria de Administração um projeto que não contempla as nossas reivindicações”, esclareceu. Ao receber o documento, o parlamentar declarou que teve vontade de rasgá-lo.

“Eu reconheço o valor dessa categoria e sei que quando ela se coloca em movimento, consegue arrancar suas conquistas. Nada funciona quando vocês cruzam os braços”, declarou a federal Érika Kokay (PT). O deputado Patrício (PT) condenou a discriminação entre as categorias. “O sistema de saúde é único porque precisa de todos os trabalhadores. A Câmara não aprovará nenhum plano de carreira que não seja compactuado com os servidores”, garantiu.

A distrital Celina Leão (PSD), declarou que a Comissão de Assuntos Sociais da Câmara Legislativa, da qual é presidente, está à disposição da categoria. A líder da Comissão de Saúde da Câmara, deputada Liliane Roriz (PSD), também demonstrou apoio à causa dos trabalhadores. Compareceram ainda ao evento os distritais Cristiano Araújo (PTB),  Robério Negreiros (PMDB) e o presidente do PSD-DF e ex-governador, Rogério Rosso. O deputado Cláudio Abrantes (PPS) não pôde comparecer mas enviou um representante em seu nome.

Otimismo

Seguindo o lema da campanha “Só quero saber do que pode dar certo”, a presidente do SindSaúde finalizou com mensagem de otimismo para a categoria. “Destruíram o meu jardim, mas não acabaram com a minha primavera”, disse.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Advogados do SindSaúde DF conquistam vitória em caso de preservação da fertilidade avaliada em mais de R$20 Mil

Mais uma vitória conquistada pelos advogados do SindSaúde DF. Desta vez, um dos advogados do sindicato dos servidores da...

Investimento do GDF na saúde pública despenca em R$1,3 bilhão: um retrato da crise

Enquanto a crise na saúde pública de Brasília se agrava, um estudo revela que o Governo do Distrito Federal...

Trabalhadores da saúde sem motivos para comemorar no 1º de maio: Dieese confirma perda salarial

Hoje, 1º de maio, celebramos o Dia do Trabalho, uma data marcada em mais de 80 países como um...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img