21.5 C
Brasília
quarta-feira, 1 maio, 2024

“Não precisamos de OS! Queremos investimento no modelo que já temos”, defende o SindSaúde

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

A diretoria do SindSaúde participou hoje (14) da Comissão de Educação, Saúde e Cultura, na Câmara Legislativa. O objetivo era discutir melhorias na Saúde do Distrito Federal. Estiveram presentes o Conselho de Saúde do DF (CSDF) e os deputados distritais Wasny de Roure, Luzia de Paula e Rafael Prudente, além do presidente da Comissão, Reginaldo Veras.

Representantes do CSDF apresentaram aos presentes propostas de reorganização do modelo de Atenção Primária à Saúde (APS) como solução dos problemas enfrentados na área. Segundo eles, para ser efetivo, o serviço público de saúde deve ter em sua base o fortalecimento da APS. Outro ponto defendido foi um modelo de gestão baseado na necessidade da população.

Para o Conselho, a Secretaria de Saúde do DF deve gerir a área a partir de indicadores epidemiológicos e demográficos. “As propostas que estamos apresentando foram elaboradas pelos gestores da saúde, ou seja, já existe uma forma de melhorar o sistema, só falta que o GDF ajude a executar”, disse o conselheiro de Saúde, Márcio da Mata.

Rodrigo Conde, do SindSaúde, também reiterou que já existe o modelo de unidades compostas por equipes de saúde da família. Como prova, ele apresentou reportagens que mostram o sucesso de uma Clínica de Saúde da Família em Samambaia, que é exemplo de um serviço público de qualidade. “O que se precisa é apenas ampliar o exemplo dessa clínica aos outros lugares do DF. Esse modelo já existe. Ele é totalmente público. Não precisamos de OSs e sim que o GDF conceda a estrutura necessária para implantar o que já temos”, defendeu Rodrigo.

O presidente da Comissão, deputado Reginaldo Veras, informou que as propostas apresentadas pelo Conselho de Saúde seriam levadas pessoalmente pelos deputados do colegiado ao secretário de Saúde, Humberto Fonseca, a fim de estabelecer um diálogo com o Executivo para depois agendar uma nova reunião sobre o tema.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Trabalhadores da saúde sem motivos para comemorar no 1º de maio: Dieese confirma perda salarial

Hoje, 1º de maio, celebramos o Dia do Trabalho, uma data marcada em mais de 80 países como um...

Reivindique seus direitos: SindSaúde garante vitória judicial para servidores da saúde

À medida que mais uma semana chega ao fim, alguns trabalhadores da saúde celebram uma conquista financeira inesperada. Receber...

Assédio moral adoece servidores do Instituto de Saúde Mental: Sindsaúde DF agirá em defesa dos trabalhadores

O Sindsaúde, por meio deste comunicado, expressa sua profunda preocupação com o crescente número de funcionários do Instituto de...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img