20.5 C
Brasília
sexta-feira, 3 maio, 2024

IHBDF bate na trave mais uma vez

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

TJDFT mantém decisão que suspende estatuto do Instituto Hospital de Base; governo está proibido de dispensar licitações e contratar sem concurso público até que regimento seja regularizado.

Rollemberg bem que tenta, mas não foi dessa vez que finalmente conseguiu emplacar o Instituto Hospital de Base (IHBDF), ‘menina dos olhos’ de sua gestão. O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) manteve decisão que suspende o estatuto do IHBDF, assim, o GDF está proibido de dispensar licitações e contratar funcionários até que o regulamento seja adequado.

A Corte entendeu que o estatuto é ilegal, não podendo se desvincular dos processos licitatórios e de concurso público. Com isso, o governo não conseguirá contratar empresas e funcionários para o IHBDF.

De acordo com a decisão, ao ser mantido com recursos públicos através de contrato de gestão, o instituto tem que estar sujeito aos mecanismos de controles da administração pública e do Tribunal de Contas do DF (TCDF). A decisão cita o artigo 37 da Constituição de 1988, que fala sobre os fundamentos de “legalidade, moralidade e transparência” na realização de concursos e licitações. Sem submissão ao regime jurídico administrativo, não há legalidade, entende a 5ª Turma Cível do TJDFT.

“Aprovar projetos a todo custo é uma marca desse governo. Vemos isso desde o começo, já com o descumprimento da incorporação da Gata (Gratificação de Atividade Técnico-Administrativa) e das 20 horas, passando pela criação desse instituto nefasto e, por último, com a reforma da nossa previdência. Ao menos a Justiça prova que não está de olhos vendados aos desmandos dessa gestão. Lei é lei, e o governador precisa entender de uma vez que ela é para todos”, avalia a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Advogados do SindSaúde DF conquistam vitória em caso de preservação da fertilidade avaliada em mais de R$20 Mil

Mais uma vitória conquistada pelos advogados do SindSaúde DF. Desta vez, um dos advogados do sindicato dos servidores da...

Investimento do GDF na saúde pública despenca em R$1,3 bilhão: um retrato da crise

Enquanto a crise na saúde pública de Brasília se agrava, um estudo revela que o Governo do Distrito Federal...

Trabalhadores da saúde sem motivos para comemorar no 1º de maio: Dieese confirma perda salarial

Hoje, 1º de maio, celebramos o Dia do Trabalho, uma data marcada em mais de 80 países como um...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img