19.5 C
Brasília
sexta-feira, 26 abril, 2024

Brasil bate recorde de desemprego

A taxa de desocupação no país atingiu a marca de 13,8% no trimestre de maio a julho deste ano

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

O Brasil atingiu a triste marca de 13,1 milhões de brasileiros desempregados no trimestre de maio a julho de 2020. Este número é a maior marca da história da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), que calcula a desocupação no país desde 2012. Os dados da pesquisa foram divulgados nesta quarta-feira (30).

Isso significa uma taxa de desocupação de 13,8% no país. Estes brasileiros estão nas filas do emprego que aumentaram 4,5% (561 mil pessoas) em comparação ao mesmo período do ano passado.

Os efeitos da pandemia são fator de relevância para o agravamento desta situação no Brasil, mas também é certo que antes da crise sanitária do novo coronavírus o desemprego no país já estava em 11,8%, entre maio e julho de 2019.

O número de brasileiros com ocupação diminuiu para 82 milhões, o menor número desde 2012. De um trimestre para outro a queda foi de 8,1%, e 12,3% em relação ao mesmo período de 2019.

A analista da pesquisa do IBGE, Adriana Beringuy, explicou que as quedas no período da pandemia do novo coronavírus foram determinantes para os recordes negativos deste trimestre encerrado em julho.

“Os resultados das últimas cinco divulgações mostram uma retração muito grande na população ocupada. É um acúmulo de perdas que leva a esses patamares negativos”, afirmou a especialista do instituto.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Reivindique seus Direitos: SindSaúde obtém vitória judicial para servidores da saúde

Mais uma semana se encerra e, para um trabalhador, isso significa dinheiro no bolso. Recentemente, a justiça condenou o...

Assédio moral adoece servidores do Instituto de Saúde Mental: Sindsaúde DF agirá em defesa dos trabalhadores

O Sindsaúde, por meio deste comunicado, expressa sua profunda preocupação com o crescente número de funcionários do Instituto de...

Estudo do SindSaúde revela perda salarial de 37,8% para os servidores da saúde, gerando revolta e mobilização

Ser aprovado em um rigoroso concurso público, atravessando diversas etapas em busca da tão almejada estabilidade e segurança na...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img