28.5 C
Brasília
quarta-feira, 1 maio, 2024

Bandeira Vermelha no Hospital do Paranoá

Hospital da Região Leste decretou bandeira vermelha nessa sexta-feira (10). Apenas casos graves serão atendidos.

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Quem chega ao Hospital da Região Leste (conhecido como Hospital do Paranoá), se depara com um comunicado nada agradável para quem procura a unidade, – atendimento apenas para casos graves ou para quem já estava com cirurgia de coluna agendada (especialidade do hospital).

A orientação é da Secretaria de Saúde do DF.

A bandeira vermelha decretada pela unidade significa que existem poucos leitos para internação. No caso, apenas pessoas que receberam as pulseiras vermelhas, após triagem no hospital, é que serão atendidas.

Quem estiver doente, mas não for considerado caso grave para a triagem do HRL, o jeito é procurar atendimento em outras regiões administrativas ou nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs).

Ao jornal Metrópoles, a assessoria da Secretaria de Saúde informou que não há previsão para a normalização do atendimento no HRL.

Quais os significados das cores das bandeiras no atendimento:

Preta: decretada em casos que afetam a unidade hospitalar e não permitam o funcionamento mínimo da unidade de saúde, o que pode oferecer risco aos pacientes ou trabalhadores, como em caso de incêndio, contaminação, falha na estrutura do prédio. A classificação nessa cor cabe exclusivamente ao secretário de Saúde.

Vermelha: quando existem poucos leitos restantes para internação no serviço de emergência ou quando, por exemplo, não há mais pontos de oxigênio disponíveis no pronto-socorro. Nesses casos, apenas pacientes com pulseira vermelha serão atendidos.

Laranja: prevê atendimento apenas para pacientes com pulseira da mesma cor ou vermelha. O significado da cor é potencial risco de agravo do quadro, com necessidade de atendimento médico e assistência de enfermagem contínua.

Amarela: preserva a capacidade de atendimento para pacientes com pulseira da mesma cor — que permite atendimento no pronto-socorro por ordem de chegada —, bem como laranja e vermelha.

Verde: significa que há capacidade plena de atendimento no hospital. Pacientes com pulseiras verdes e azuis podem ter as demandas absorvidas pelas UPAs e unidades Básicas de Saúde (UBSs). O público classificado com uma das duas cores não têm prioridade no atendimento.

Com informações do jornal Metopoles.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Trabalhadores da saúde sem motivos para comemorar no 1º de maio: Dieese confirma perda salarial

Hoje, 1º de maio, celebramos o Dia do Trabalho, uma data marcada em mais de 80 países como um...

Reivindique seus direitos: SindSaúde garante vitória judicial para servidores da saúde

À medida que mais uma semana chega ao fim, alguns trabalhadores da saúde celebram uma conquista financeira inesperada. Receber...

Assédio moral adoece servidores do Instituto de Saúde Mental: Sindsaúde DF agirá em defesa dos trabalhadores

O Sindsaúde, por meio deste comunicado, expressa sua profunda preocupação com o crescente número de funcionários do Instituto de...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img