28.5 C
Brasília
quinta-feira, 2 maio, 2024

Anvisa autoriza o uso emergencial das vacinas Coronavac e Oxford

A decisão favorável foi unânime dos cinco diretores e das três áreas técnicas da agência

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Na tarde deste domingo (17), o Brasil viveu um momento histórico com a aprovação do uso emergencial de duas vacinas contra a Covid-19 pela diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os dois imunizantes, Coronavac do Instituto Butantan e o Oxford/AstraZeneca da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), já podem ser distribuídos e aplicados nos brasileiros por terem comprovação de suas eficácias.

Com transmissão ao vivo os diretores da Anvisa apresentaram os pareceres técnicos das vacinas apresentadas e votaram a favor de seu uso emergencial. Estiveram presentes Meiruze Freitas, Romilson Mota, Alex Campos, Cristiane Jourdan e o diretor-presidente da agência, Antonio Barra Lima.

No início da reunião, o diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, prestou solidariedade aos mais de 200 mil mortos pela Covid-19 no Brasil e alertou que a vacinação deve ser acompanhada do respeito com as medidas de segurança já apresentadas desde o início da pandemia . “O momento é de conscientização, união e trabalho. O inimigo é um só. A nossa chance, a nossa melhor chance nessa guerra passa obrigatoriamente pela mudança de comportamento social, sem a qual, mesmo com vacinas, a vitória não será alcançada”, declarou.

A partir da decisão da Anvisa, já podem ser aplicadas no país as 6 milhões de doses da Coronavac que foram produzidas no laboratório chinês Sinovac e as 2 milhões de doses do imunizante de Oxford/AstraZeneca produzidos no laboratório indiano Serum Institute of India.

Para a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, este é um momento histórico, onde a ciência demonstrou, mais uma vez, seu valor e sua magnitude. “Este é um dia em que se acende uma chama de esperança para os brasileiros. A vacina é nossa única saída desta terrível pandemia, pois não existe tratamento precoce para o coronavírus. É importante que todos entendam que ainda é necessário cumprir o distanciamento social, uso das máscaras e higiene das mãos, até que todos estejam imunizados. Grande dia para o SUS e para os brasileiros”, afirmou Marli.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Investimento do GDF na saúde pública despenca em R$1,3 bilhão: um retrato da crise

Enquanto a crise na saúde pública de Brasília se agrava, um estudo revela que o Governo do Distrito Federal...

Trabalhadores da saúde sem motivos para comemorar no 1º de maio: Dieese confirma perda salarial

Hoje, 1º de maio, celebramos o Dia do Trabalho, uma data marcada em mais de 80 países como um...

Reivindique seus direitos: SindSaúde garante vitória judicial para servidores da saúde

À medida que mais uma semana chega ao fim, alguns trabalhadores da saúde celebram uma conquista financeira inesperada. Receber...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img