27.5 C
Brasília
sábado, 27 abril, 2024

Câmara Legislativa aprova suspensão dos prazos de concursos públicos

Proposta do GDF tem o objetivo de interromper o tempo de contagem dos certames durante a pandemia do coronavírus

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Os deputados distritais aprovaram, nesta terça-feira (11), um projeto de lei do Governo Distrito Federal (GDF) que permite a suspensão dos prazos de concursos públicos durante o estado de calamidade na pandemia do novo coronavírus.

Com aval do plenário da Câmara Legislativa (CLDF), o texto segue para sanção do governador Ibaneis Rocha (MDB) e terá validade a partir de publicação no Diário Oficial do DF (DODF).

O vice-líder do governo, deputado Cláudio Abrantes (PDT), havia apresentado projeto semelhante, mas o GDF vetou por vício de iniciativa.

Novos concursos

Segundo o parlamentar, a nova proposta do Executivo local não impede novos pleitos nem novas nomeações.

O decreto nº 40.572/2020 já havia suspendido, por tempo indeterminado, a posse e o exercício de aprovados, com exceção dos profissionais necessários para atuar no enfrentamento da pandemia de Covid-19.

O PL vale para concursos já finalizados e com resultado homologado e com prazo vigente.

Segundo dados da Secretaria de Economia, atualmente, estão vigentes processos seletivos para 436 cargos de 20 órgãos do GDF.

Estatais

Os deputados apresentaram uma emenda parlamentar ao projeto e garantiram que a suspensão dos prazos de concursos públicos tenha validade também para estatais do DF. A proposta original do GDF não citava essas categorias.

Segundo o projeto, ficam suspensos os prazos para os concursos homologados até 26 de junho de 2020. A decisão vale até o término do estado de calamidade no DF, observando o limite de quatro anos.

Veja todas as notícias do plantão da Covid-19

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Reivindique seus direitos: SindSaúde garante vitória judicial para servidores da saúde

À medida que mais uma semana chega ao fim, alguns trabalhadores da saúde celebram uma conquista financeira inesperada. Receber...

Assédio moral adoece servidores do Instituto de Saúde Mental: Sindsaúde DF agirá em defesa dos trabalhadores

O Sindsaúde, por meio deste comunicado, expressa sua profunda preocupação com o crescente número de funcionários do Instituto de...

Estudo do SindSaúde revela perda salarial de 37,8% para os servidores da saúde, gerando revolta e mobilização

Ser aprovado em um rigoroso concurso público, atravessando diversas etapas em busca da tão almejada estabilidade e segurança na...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img