25.5 C
Brasília
terça-feira, 30 abril, 2024

Aprovação imediata da ARO é garantida pela presidente da CLDF

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

A diretoria do SindSaúde e representantes da Nova Central (NCST) se reuniram com a presidente da Câmara Legislativa do DF, deputada Celina Leão, para conversar sobre a votação da antecipação orçamentária para o pagamento dos vencimentos dos profissionais de saúde. Mas a reivindicação não parou aí.

A presidente da CLDF, Celina Leão, prometeu autoconvocação para votar a Antecipação de Receita Orçamentária (ARO) ainda essa semana. “A Câmara Legislativa não é impedimento para o pagamento do servidor público, por isso coloco a Casa à disposição para a votação imediata quando receber a proposta”, afirmou.

Além disso, a deputada disse que vai intervir junto ao governador do DF, Rodrigo Rollemberg, pelos profissionais da saúde e pela população. “A situação não pode continuar desse jeito. O paciente não quer saber de quem é a culpa, ele quer a assistência, assim como vocês profissionais da saúde que estão procurando uma ajuda para ajudarem aos seus colegas e aos cidadãos”. Ela garantiu apoio ao SindSaúde.

“Sempre trabalhamos com improviso que nos é imposto, mas agora estamos tendo que trabalhar à base de milagres”, afirmou a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues.

Problemas – O caos que está instalado na rede pública de saúde, como falta de medicamentos básicos, insumos e as péssimas condições de trabalho, foram expostos por profissionais de diversas áreas. “As lavanderias estão em estado crítico. As roupas que deveriam duram cerca de 60 dias são jogadas fora com 20, porque são batidas várias vezes para tentar tirar as manchas”, explicou Prisco Fernandes, servidor no HMIB e diretor do SindSaúde.

Outra reclamação exposta à deputada são os desvios de função. “Cerca de 500 médicos estão com desvio de função na Secretaria. Eles estão deixando de atender pacientes para exercer funções que não são deles. Isso está acarretando o acúmulo de horas extras de outros colegas de trabalho para cobrir esse buraco”, disse Rodrigo Conde, diretor do SindSaúde.

A preocupação com a saúde dos servidores foi colocada em debate pela presidente da Nova Central no DF, Vera de Morais. “Os servidores da saúde estão adoecendo porque não conseguem mais exercer sua função com propriedade. As condições dos hospitais e a falta de insumos estão maltratando nossos profissionais da saúde. Não pode continuar assim”, afirmou.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Reivindique seus direitos: SindSaúde garante vitória judicial para servidores da saúde

À medida que mais uma semana chega ao fim, alguns trabalhadores da saúde celebram uma conquista financeira inesperada. Receber...

Assédio moral adoece servidores do Instituto de Saúde Mental: Sindsaúde DF agirá em defesa dos trabalhadores

O Sindsaúde, por meio deste comunicado, expressa sua profunda preocupação com o crescente número de funcionários do Instituto de...

Estudo do SindSaúde revela perda salarial de 37,8% para os servidores da saúde, gerando revolta e mobilização

Ser aprovado em um rigoroso concurso público, atravessando diversas etapas em busca da tão almejada estabilidade e segurança na...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img