22.5 C
Brasília
sexta-feira, 26 abril, 2024

Servidores do HRG não concordam com terceirização da lavanderia

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

A direção do SindSaúde esteve reunida na manhã desta quinta-feira (14) com servidores da lavanderia do Hospital Regional do Gama (HRG) e ouviu queixas quanto à terceirização da lavagem das roupas da unidade. Além de ameaçar o futuro dos trabalhadores — que ainda exercem funções como dobrar, separar, distribuir e recolher o material —, a qualidade do serviço está comprometida. Marli Rodrigues, presidente do sindicato, e o diretor Marcos Rogério buscaram ainda o diálogo com o diretor administrativo do HRG, Licoln Monteiro.

Para os servidores, a terceirização chegou ao HRG trazendo muitos problemas, começando pelo transporte do material, pois o caminhão que recolhe a roupa suja é o mesmo que trás a que foi já higienizada. Outra questão é que já começa a faltar roupas no hospital, o que, segundo relatos dos trabalhadores, causou até o cancelamento de cirurgias.

“Não há justificativa pois a lavanderia está totalmente equipada, tem máquina lá dentro que vale 1 milhão de reais e a manutenção continua sendo feita. Além disso tem servidores capacitados para isso. O que poderia ser feito para melhorar é a contratação de novos profissionais, mas terceirizar o serviço não era necessário”, afirmou uma servidora. “Acredito que só começaram porque querem terceirizar tudo, inclusive o espaço físico poderá ser cedido à iniciativa privada”, acrescentou Marli.

Procurado pela direção do SindSaúde, Monteiro afirmou que os direitos dos servidores serão respeitados, podendo até mesmo mudar para o setor que escolherem, inclusive próximo de suas casas. Ficou acordado ainda que haverá uma maior aproximação da direção e do departamento de Recursos Humanos do HRG para definir medidas em conjunto com os trabalhadores.

Mesmo assim, ainda há muitos questionamentos. O SindSaúde está acompanhando e aguarda o desenrolar dos fatos. “Esperamos que o diálogo com a categoria seja realmente mantido e com isso, haja um consenso entre direção e servidores. Mas uma coisa é certa, a terceirização nunca será a melhor opção”, avaliou Marli.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Reivindique seus direitos: SindSaúde garante vitória judicial para servidores da saúde

À medida que mais uma semana chega ao fim, alguns trabalhadores da saúde celebram uma conquista financeira inesperada. Receber...

Assédio moral adoece servidores do Instituto de Saúde Mental: Sindsaúde DF agirá em defesa dos trabalhadores

O Sindsaúde, por meio deste comunicado, expressa sua profunda preocupação com o crescente número de funcionários do Instituto de...

Estudo do SindSaúde revela perda salarial de 37,8% para os servidores da saúde, gerando revolta e mobilização

Ser aprovado em um rigoroso concurso público, atravessando diversas etapas em busca da tão almejada estabilidade e segurança na...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img