17.5 C
Brasília
sexta-feira, 26 abril, 2024

Rollemberg está descontrolado e resolve demitir que vê pela frente. O GDF tenta apagar as provas e demitir testemunhas. Lembra muito a época em que queimavam arquivos!

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Servidor que denunciou esquema de propina no GDF é exonerado

A crise no Palácio do Buriti fez mais uma baixa. O chefe da assessoria de imprensa da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer do Governo do Distrito Federal, Caio Barbieri, foi demitido nesta segunda-feira (25/7). Ele é um dos interlocutores nas conversas gravadas pela presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, denunciando suposto esquema de pagamento de propinas dentro do GDF.

O ex-assessor do GDF foi quem primeiro comunicou à Casa Civil sobre a suposta extorsão de integrantes do governo local ao SindSaúde. Antes de assumir a assessoria de imprensa do Turismo, Caio Barbieri, que é jornalista, trabalhava na Casa Civil. Ele também atuou como assessor do SindSaúde. Por isso, a relação muito próxima com Marli Rodrigues.

Barbieri conta que, em novembro de 2015, foi procurado por Marli e, a partir desse contato, fez a intermediação dela com o chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio, na época seu superior imediato.  

Foi Barbieri também quem ajudou Marli a conduzir o assunto até o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) desde janeiro deste ano. Na semana passada, ele prestou depoimento, oficialmente, durante nove horas para as promotoras Marisa Isar, do MPDFT, e Cláudia Fernanda, do Ministério Público de Contas do DF.

Em uma das gravações que abriram um talho de crise no governo, Caio Barbieri é partícipe. Está presente no áudio coletado pela presidente do SindSaúde com o ex-subsecretário de Logística e Infraestrutura da Secretaria de Saúde Marco Antônio Júnior. No episódio, Barbieri é quem provoca o ex-servidor a falar o que, supostamente, sabe sobre o esquema de propinas. Entre as revelações, Marco Júnior faz menção ao “organograma da corrupção”, agora objeto de investigação do MP e da CPI da Saúde.

Em um dos trechos da conversa de Marli com Marco Júnior, Barbieri fala de uma suposta reforma feita pela primeira-dama, Márcia Rollemberg, na casa da família, que teria custado R$ 800 mil. Marco Júnior, no entanto, demonstra não ter conhecimento do assunto.

Veja trecho da transcrição do áudio entregue ao MP:

Agora exonerado do cargo que ocupava no GDF, Caio Barbieri diz que nunca recebeu, por parte do governo, retorno sobre as acusações apresentadas. A resposta pelo episódio foi a sua recente demissão.

“Fiz o que qualquer cidadão deve fazer: soube de denúncias de possíveis irregularidades e levei aos órgãos competentes. Cumpri o meu papel. Se o governo não entendeu assim, só posso lamentar. Sempre me encarei como um servidor de Estado, não de governos”, afirmou o jornalista.

Mais demissões
Também nesta segunda, o governador Rodrigo Rollemberg exonerou Valdeci Rodrigues, ouvidor da Saúde, amigo pessoal do vice-governador Renato Santana (PSD) e servidor acusado de extorquir a presidente do SindSaúde. Foi na casa de Valdeci que Santana acabou sendo gravado. No áudio, ele revela que tinha conhecimento do pagamento de propina de 10% dentro do GDF.

A mesma edição do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) que informa a demissão de Caio Barbieri e Valdeci Rodrigues também registra a demissão do delegado Rafael Sampaio, da Assessoria Jurídico-Legislativa da Secretaria de Segurança. Ele é vice-presidente do Sindicato dos Delegados da Polícia Civil e ofereceu apoio às investigações da CPI da Saúde. Ao Metrópoles, o delegado disse que a exoneração é uma represália à sua iniciativa de propor a força-tarefa.

No DODF, consta que a exoneração de Barbieri foi “a pedido”. Mas o jornalista desmente a informação oficial e diz que a demissão se deu por iniciativa do governo. “Não foi um pedido meu. Foi do governador mesmo”, diz o ex-assessor.

Procurada pelo Metrópoles, a Subchefia de Relações com a Imprensa afirmou que o ato foi motivado a pedido do ex-servidor. Sobre a suposta reforma de R$ 800 mil no apartamento da família de Rollemberg, a assessoria de Rollemberg disse que não houve “reforma alguma na casa do governador” e que a “a fala do jornalista Caio Barbieri é mais uma denúncia sem o menor fundamento”.

Fonte: Metrópoles

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Reivindique seus Direitos: SindSaúde obtém vitória judicial para servidores da saúde

Mais uma semana se encerra e, para um trabalhador, isso significa dinheiro no bolso. Recentemente, a justiça condenou o...

Assédio moral adoece servidores do Instituto de Saúde Mental: Sindsaúde DF agirá em defesa dos trabalhadores

O Sindsaúde, por meio deste comunicado, expressa sua profunda preocupação com o crescente número de funcionários do Instituto de...

Estudo do SindSaúde revela perda salarial de 37,8% para os servidores da saúde, gerando revolta e mobilização

Ser aprovado em um rigoroso concurso público, atravessando diversas etapas em busca da tão almejada estabilidade e segurança na...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img