Desde sexta-feira, sistemas de marcação de consultas, controle dos estoques e acesso a prontuários médicos apresentam instabilidade
A equipe de tecnologia que monitora os sistemas eletrônicos da Secretaria de Saúde informou, por meio de um comunicado, que o atendimento em toda a rede pública continua comprometido por conta de instabilidades. Os sistemas de marcação de consultas, estoques e prontuários médicos apresentaram falha na sexta-feira (5), e, até 12h desta segunda-feira (8), ainda estava fora do ar em todas as unidades da SES.
No sábado, foi informado que as máquinas que operam o sistema apresentaram falhas nos discos e não havia previsão de solução. Na noite de domingo (7), segundo a equipe da tecnologia, conseguiram um “sucesso parcial”. No entanto, logo depois, foi constatado um erro que colocou “em risco a integridade dos dados do Sistema”.
A instabilidade no sistema ocorre desde 13h de sexta-feira (4), conforme noticiado pelo SindSaúde. A equipe de tecnologia da Saúde já acionou a empresa de suporte dos sistemas Trakcare, LabTrak e SisMateriais, mas o problema não foi identificado.
Uma servidora da pasta ouvida pela reportagem afirmou que tem marcado exames de retorno de pacientes manualmente. “Simplesmente, eu pego os pedidos do paciente, mando ele vir no dia que eu marquei e, até lá [quando a situação estiver normalizada], eu coloco no sistema”.
Neste domingo (7), alguns servidores foram convocados para dobrar o plantão por conta do prejuízo no atendimento dos pacientes. Segundo ela, a rede passa por vários problemas na prescrição e algumas unidades estavam “uma confusão”.
“Infelizmente, os servidores da Secretaria de Saúde têm que recorrer ao velho papel para tentar manter o atendimento à população. É inadmissível que em pleno 2018 esse tipo de situação ocorra, que o Governo do DF não tenha um plano B. Isso é planejado em empresas muito menores, mas a SES deixa a situação ficar nessas condições”, afirma a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues.
Aos seus servidores, a Secretaria de Saúde informou que “sua Coordenação de Tecnologia da Informação, juntamente com a empresa responsável pelo sistema Trakcare, trabalha para que a instabilidade apresentada desde sexta-feira (05) seja corrigida o quanto antes. A pasta esclarece que o atendimento nas unidades de saúde é feito de forma manual e não há prejuízo ao paciente”.