20.5 C
Brasília
sexta-feira, 3 maio, 2024

SES publica normas para servidores que trabalham em unidades de saúde

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Em publicação no Diário Oficial, a pasta define como o funcionário deve atender o público e agir caso presencie irregularidades

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal publicou nesta quarta-feira (19) uma série normas para servidores públicos que prestam atendimento em unidades de saúde. Entre outras coisas, a portaria estabelece como funcionários devem agir e também fixou regras para quem ocupa cargos de chefia.

Segundo a publicação, os agentes públicos e prestadores de serviços públicos devem tratar as pessoas com civilidade e respeito; praticar a cortesia nas relações públicas e respeitar a capacidade e as limitações individuais dos usuários, sem discriminação ou preconceito; utilizar linguagem simples, acessível e compreensível, evitando o uso de siglas, jargões e estrangeirismos.

Caso presencie eventuais situações estranhas ao ambiente de trabalho, o servidor deve levar ao conhecimento da autoridade superior as falhas, vulnerabilidades e as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo público ou função de confiança.

Citando a Lei Complementar nº 840, de 2011, a portaria da SES frisa o que são consideradas infrações leves, médias ou graves. Ordenar o desvio de funções a servidores é tido como infração leve. O assédio sexual ou moral, por exemplo, são considerados como infração média e “ter conduta escandalosa na repartição que perturbe a ordem, o andamento dos trabalhos ou cause dano à imagem da administração pública” é considerada como grave.

 A presidente do SindSaúde-DF, Marli Rodrigues, entende que ” é essencial tratar com humanidade e educação um paciente”. Ela, no entanto, pondera que “o governo precisa disponibilizar boas condições de trabalho para que os trabalhadores desempenhem as suas funções de maneira digna”.

Público
Além disso, a portaria determina diversos direitos que os usuários do SUS possuem. Entre eles, está o de “decidir se seus familiares e acompanhantes deverão ser informados sobre seu estado de saúde”.

Veja abaixo a publicação completa:

DODF 17.04 1DODF 17.04 2

DODF 17.04 3DODF 17.04 4DODF 17.04 5

 

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Advogados do SindSaúde DF conquistam vitória em caso de preservação da fertilidade avaliada em mais de R$20 Mil

Mais uma vitória conquistada pelos advogados do SindSaúde DF. Desta vez, um dos advogados do sindicato dos servidores da...

Investimento do GDF na saúde pública despenca em R$1,3 bilhão: um retrato da crise

Enquanto a crise na saúde pública de Brasília se agrava, um estudo revela que o Governo do Distrito Federal...

Trabalhadores da saúde sem motivos para comemorar no 1º de maio: Dieese confirma perda salarial

Hoje, 1º de maio, celebramos o Dia do Trabalho, uma data marcada em mais de 80 países como um...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img