26.6 C
Brasília
sexta-feira, 10 julho, 2020

PROJETO DA EXTINÇÃO – GUERRA SE GANHA COM ESTRATÉGIA

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Por Marli Rodrigues

Sun Tzu, grande General Chinês (496 a.C),  ensina em “A arte da guerra” que “(…) tática sem estratégia é o ruído que antecede a derrota!”

Esse ensinamento deve servir de inspiração ao momento atual que vivemos com o temor “provocado” pelo projeto conhecido como “PL da extinção”.

Passado o frenesi causado pela surpresa que assolou a todos, começaram a surgir questionamentos e movimentações dos grupos. Todos se opõem ao projeto e cada um usa uma tática diferente para convencer a categoria de que está fazendo mais.

O SindSaúde tem um histórico de luta conhecido por todos! Não precisamos aderir a nenhum movimento de ocasião, porque nunca deixamos a fronteira. Todas as vitórias da categoria foram  defendidas e conquistadas por nós e inspiraram outras carreiras. Todos os grandes embates foram capitaneados por nós! Todos se lembram que foi o SindSaúde que negociou e conseguiu o abono de ponto na greve de 2015 para TODAS as categorias!  TODAS!!

Lutamos de forma incansável para que o projeto do Instituto Hospital de Base não fosse aprovado. Convocamos os colegas para ajudar na resistência e convencimento dos parlamentares. Tínhamos consciência que era um caminho sem volta. Com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) permitindo a terceirização até na atividade-fim (projeto de Lei nº 6787), caiu a última barreira para que esse processo avançasse.

Agora, estamos frente à mais uma batalha. O projeto apresentado traz uma redação hostil para os trabalhadores quando usa a palavra ácida “EXTINÇÃO” e não explica, no corpo do texto, o que seria extinto. Deixa sentido dúbio e cada um usou e interpretou da forma que bem quis. Cabe ao SindSaúde articular a proteção das carreiras de assistência pública da Saúde. Vamos blindar os nossos direitos suprimindo de imediato o dispositivo (art. 11) do PL  que fala em extinguir e propor a lotação negociada! Qualquer trabalhador insatisfeito é improdutivo. O governo está apenas começando, temos LOCAL DE FALA e iremos esgotar todas as possibilidades de negociação. A valorização do servidor é premissa básica para resgatar a nossa Saúde  Pública.

A situação tensionou em função da forma como o mesmo foi apresentado à categoria de Saúde. Passado o susto inicial, começamos as tratativas para impedir que os nossos direitos sejam violados. Porém, esse projeto não irá nos desviar de nosso foco que é o pagamento de nossa incorporação da GATA, da diferença da Isonomia, a última parcela do reajuste dos especialistas e a nossa RECOMPOSIÇÃO SALARIAL, além da revisão de todo o plano de carreira.

Não somos calouros nesse processo político e sabemos que essa celeuma toda pode ser uma cortina de fumaça para nos desviar de nosso objetivo principal.

Não seremos massa de manobra e nem permitiremos que políticos capitalizem a nossa angústia e se promovam com a nossa situação. Quem quiser fazer guerrilhas e embates ideológicos que o façam. Que fiquem presos a táticas de autopromoção! Esse é o ruído que antecede a derrota.

Nós temos a estratégia para alcançar os resultados que precisamos! E vamos usar. Estivemos durante vários anos no front, na linha de frente, e muitos na sombra, esperando o nosso sangue ser derramado.

Fizemos um embate hercúleo e solitário para combater os desmandos de Rollemberg.  Muita gente se juntou, encenou união e nos jogou sozinhos na arena. Aprendemos a lição!

Não faremos luta fraticida e kamikase para promover ninguém que quer tirar proveito político do momento. Em vez de ficarmos chorando o leite derramado de uma lei que já foi aprovada com a presença mínima de servidores, em 2016, e abriu brecha para outro modelo de gestão, é a hora de nos articular e proteger as carreiras, fortalecendo-as e modernizando-as.

Se atentem à realidade global. Continuaremos a ser servidores públicos. E para não sermos extintos, precisamos nos reinventar. Estamos desenvolvendo soluções!

Algumas batalhas podem até ser ganhas com táticas no front, mas a GUERRA se ganha com ESTRATÉGIA bem articulada!

SINDSAÚDE SEMPRE NA LUTA!

- Advertisement -

Últimas Notícias

MP abre crédito extraordinário de R$ 348 milhões para Saúde, Educação e Cidadania

Principal destino do dinheiro é o Ministério da Saúde, R$ 332 milhões

Nova lei prioriza profissionais essenciais na realização de testes para Covid

Dezenas de categorias são consideradas essenciais pela lei, entre elas, médicos, policiais, assistentes sociais e dentistas

SindSaúde mantém atendimento online aos sindicalizados

A diretoria do SindSaúde em reunião nesta terça-feira (8), entendeu que ainda não é o momento adequado...
- Advertisement -
- Publicidade -
Precisa de ajuda??