17.5 C
Brasília
sábado, 4 maio, 2024

Justiça do Trabalho suspende novas contratações do Instituto Hospital de Base

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

MP apontou indícios de seleção com apadrinhamento, nepotismo ou como atitudes discriminatórias

A Justiça do Trabalho determinou que o Instituto Hospital de Base do Distrito Federal (IHBDF) não contrate mais profissionais. A decisão também prevê a suspensão das convocações realizadas pela unidade, além de novas admissões até o julgamento final da ação. 

As informações, publicadas pelo Correio Braziliense, indicam que as seleções eram feitas de forma “discriminatória, com critérios subjetivos, imprecisos e obscuros”, de acordo com a acusação do Ministério Público do Trabalho do DF/Tocantins.

Representado pela procuradora Marici Coelho de Barros Pereira, o documento do MPT informa que há irregularidades na seleção promovida. Ela ressalta que há “sérios riscos de seleção com apadrinhamento, nepotismo ou como atitudes discriminatórias”. Além disso, a decisão destaca que não há previsão de vagas para pessoas com deficiência (PcD).  

Escolha

O texto ressalta que o candidato que desejasse concorrer a uma das vagas ofertadas pelo instituto deveria passar pelas seguintes fases: análise curricular; comprovação de experiência; prova simplificada; perfil comportamental; testagem psicológica e avaliação técnica. 

Segundo os autores da ação, esses critérios para contratação demonstram subjetividade, já que o gestor responsável daria o parecer favorável ou não à convocação.  

O juiz à frente do caso, Renato Vieira, destacou que o modelo de contratação deixa evidente “as ofensas aos princípios da impessoalidade e da moralidade quando verificada a possibilidade de realização das etapas de conhecimento em língua portuguesa, conhecimentos gerais e lógica pela internet, o que, obviamente, destituiu a segurança de que o próprio candidato respondeu as questões”.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Advogados do SindSaúde DF conquistam vitória em caso de preservação da fertilidade avaliada em mais de R$20 Mil

Mais uma vitória conquistada pelos advogados do SindSaúde DF. Desta vez, um dos advogados do sindicato dos servidores da...

Investimento do GDF na saúde pública despenca em R$1,3 bilhão: um retrato da crise

Enquanto a crise na saúde pública de Brasília se agrava, um estudo revela que o Governo do Distrito Federal...

Trabalhadores da saúde sem motivos para comemorar no 1º de maio: Dieese confirma perda salarial

Hoje, 1º de maio, celebramos o Dia do Trabalho, uma data marcada em mais de 80 países como um...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img