21.5 C
Brasília
sexta-feira, 3 maio, 2024

De 34 mil servidores na Saúde, 70% são mulheres

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Elas são maioria na SES e exercem funções diversas na pasta

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal tem hoje 34 mil servidores. Desse total, 70% são mulheres. Elas são maioria, seja no atendimento aos pacientes, seja como gestoras nas unidades.

“Fico feliz em perceber que temos cada vez mais mulheres em cargos de suma importância na gestão pública. É muito gratificante estar nessa posição tão significativa para a saúde”, diz a secretária adjunta da Saúde, a psiquiatra Renata Rainha, ressaltando que as mulheres precisam dar conta da vida profissional e pessoal, sem descer do salto.

A mulherada também domina os cargos de chefia na pasta. Das sete superintendências regionais de Saúde, cinco são ocupadas por mulheres (Centro-Sul, Sul, Leste, Sudoeste e Oeste).

Na Administração Central da SES, elas também se destacam. São 2.728 mulheres e 1.548 homens. Nas subsecretarias, são elas que imperam. Quatro das sete são comandadas por mulheres: Administração Geral, Vigilância à Saúde, Infraestrutura e Gestão de Pessoas.

“Para mim, é uma maternidade institucional. Vejo os servidores como filhos a serem cuidados e orientados. O escopo de nosso trabalho é a assistência ao paciente, é entregar saúde de qualidade às pessoas. E sei que isso só é possível com profissionais bem cuidados”, destaca uma das gestoras, a subsecretária de Gestão de Pessoas, Silene Quitéria Almeida.

Para ela, a sensibilidade aflorada das mulheres permite ampliar o olhar, além dos simples regramentos e procedimentos. “Enxergamos as pessoas. As suas angústias, necessidades, sonhos e esperanças. Acho que essa percepção e a postura firme na condução de uma área tão sensível quanto a Sugep desconstrói qualquer resistência de preconceitos com o fato de eu ser mulher”, finaliza.

*Com informações da Agência Saúde DF

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Advogados do SindSaúde DF conquistam vitória em caso de preservação da fertilidade avaliada em mais de R$20 Mil

Mais uma vitória conquistada pelos advogados do SindSaúde DF. Desta vez, um dos advogados do sindicato dos servidores da...

Investimento do GDF na saúde pública despenca em R$1,3 bilhão: um retrato da crise

Enquanto a crise na saúde pública de Brasília se agrava, um estudo revela que o Governo do Distrito Federal...

Trabalhadores da saúde sem motivos para comemorar no 1º de maio: Dieese confirma perda salarial

Hoje, 1º de maio, celebramos o Dia do Trabalho, uma data marcada em mais de 80 países como um...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img