sexta-feira, 25 setembro, 2020

90% das licenças por transtornos mentais, em 2017, foram emitidas a servidores da SES e Educação

Em média, a cada 5 servidores da Saúde 1 teve a atestado por conta de doenças psicológicas no ano passado

Noventa por cento dos atestados emitidos em 2017 a servidores públicos do governo do Distrito Federal, referentes a transtornos mentais e comportamentais, foram direcionados a trabalhadores das secretarias de Saúde e Educação. No ano passado, o GDF emitiu 15.557 licenças referentes a essas enfermidades a todos os servidores.

Os trabalhadores da Educação e Saúde foram responsáveis pela emissão, respectivamente, de 7.639 (49,1% do total) e 6.430 (41,3% do total) de licenças concedidas. Os outros órgãos tiveram 1.488 licenças concedidas (9,56%).

Se levarmos em conta o número de servidores ativos na SES em 2017 – 32.071 – é possível concluir que, em média, a cada 5 trabalhadores da pasta 1 obteve licença relacionadas a doenças psicológicas. Na educação essa média é um pouco menor, de 4,9 servidores para cada atestado emitido.

Os dados fazem parte de um relatório da Diretoria de Epidemiologia em Saúde do Servidor. A superintendência considera 100 doenças como transtornos mentais e comportamentais, segundo o Código Internacional de Doenças (CID10), nomenclatura da Organização Mundial de Saúde (OMS). Entre as patologias desse rol, estão depressão, transtorno bipolar e Alzheimer.