20.5 C
Brasília
sexta-feira, 26 abril, 2024

Hospital de Base: 59 anos de dedicação dos servidores

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

A unidade traz em sua história grandes lutas dos servidores e vitórias para seus pacientes 

O Hospital de Base do Distrito Federal completa seus 59 anos de serviço à população. Junto com ele, os servidores comemoram 59 anos de luta por uma saúde justa, digna e igualitária. A unidade, que nasceu referência no atendimento ao Distrito Federal continua a ser gigante, não só em estrutura física, mas no coração de tantos servidores e pacientes, a maior unidade de Saúde da capital do País.

Inaugurado em 12 de setembro de 1960, data de aniversário do então presidente da República Juscelino Kubitschek, o hospital nasceu quase 5 meses depois da inauguração da capital.

Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília-20.6.2017

São 52 mil metros quadrados de área construída. Os 12 andares da edificação, parte mais conhecida e evidente, mas que não é a única a compor o complexo hospitalar, estão na memória e no coração de diversos profissionais que passaram boa parte de suas vidas se dedicando ao povo e atendendo desde os mais famosos pacientes, como o presidente eleito Tancredo Neves em 14 de março de 1985, até os mais humildes moradores das periferias do DF.

Por vezes pouco assistido pelos governantes, tendo em vista sua importância, o Hospital de Base é símbolo de resistência e perseverança como a maior unidade da rede pública de saúde da Capital Federal. Resistiu ao abandono de governos anteriores e ao descaso.

No ano que completa 59 anos, já realizou, de janeiro a julho, 6.267 cirurgias. Além de quase 900 mil procedimentos ambulatoriais.

Nas páginas dessa longa história, o SindSaúde esteve ao lado dos servidores da unidade em momentos decisivos e de grandes “batalhas” travadas em defesa de um serviço de qualidade para todos os pacientes.

Servidores da unidade, aposentados ou na ativa, acumulam vitórias, lágrimas, sorrisos e muita felicidade de poder fazer daquele prédio um ambiente de amor para quem busca atendimento. O Base é símbolo de acolhimento, sem qualquer distinção.

Aos governantes, nosso pedido: cuidem do Base. Ele é do povo. Ele é nosso.

O SindSaúde-DF deseja ao Hospital de Base um feliz aniversário, sobretudo aos servidores que fazem parte desta história.

WhatsApp Image 2019 09 12 at 11.35.58

 Nas redes sociais, servidores, pacientes, autoridades e profissionais que já estiveram no Base lembraram a data em que o hospital completa 59 anos. Entre eles, o ex-diretor Presidente do IHBDF, Dr Ismael Alexandrino. Em uma postagem, o médico lembrou a importância do Base para todo Distrito Federal. Confira mensagem completa abaixo: 

WhatsApp Image 2019-09-12 at 17.33.11.jpeg

 

 

 

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Reivindique seus Direitos: SindSaúde obtém vitória judicial para servidores da saúde

Mais uma semana se encerra e, para um trabalhador, isso significa dinheiro no bolso. Recentemente, a justiça condenou o...

Assédio moral adoece servidores do Instituto de Saúde Mental: Sindsaúde DF agirá em defesa dos trabalhadores

O Sindsaúde, por meio deste comunicado, expressa sua profunda preocupação com o crescente número de funcionários do Instituto de...

Estudo do SindSaúde revela perda salarial de 37,8% para os servidores da saúde, gerando revolta e mobilização

Ser aprovado em um rigoroso concurso público, atravessando diversas etapas em busca da tão almejada estabilidade e segurança na...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img