Democracia e Saúde é tema de conferência em Brasília

Democracia e Saúde é tema de conferência em Brasília

05/08/2019 - 12:15 // Por SindSaúde DF // Imagens: Conselho Nacional de Saúde // Notícias

O SindSaúde participa da 16ª Conferência Nacional de Saúde e luta pela valorização do SUS

Começou neste domingo (4) a 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8), realizada no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília. O sindicato está presente no evento com um stand de atendimentos básicos de saúde. Na cerimônia de abertura, que reuniu milhares de pessoas, estavam presentes usuários e trabalhadores do SUS, sindicalistas, gestores e especialistas em saúde.

WhatsApp Image 2019 08 05 at 12.13.12

Entre os membros da mesa, estava o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, que agradeceu a participação de todos e convocou para um debate respeitoso e sólido. “Temos que celebrar juntos todas as diferenças que existem entre nós. Essa é a verdadeira democracia que pregamos”, destacou.

Diversas autoridades estavam presentes, assim como o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que destacou a importância do evento na construção de um SUS brasileiro cada vez mais íntegro. “Estamos aqui para desejar que esta conferência seja um marco histórico e que façam um bom debate”, afirmou.

Democracia e Saúde

O encontro, que será de 4 a 7 de agosto, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade em Brasília, tem por tema: “Democracia e Saúde” e é realizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e Ministério da Saúde. O objetivo da conferência é defender os princípios básicos do Sistema Único de Saúde (SUS), a saúde pública como direito de todos e a democracia brasileira. O SindSaúde está presente com um estande, onde oferece atendimentos básicos de saúde, informações sobre a luta sindical e apontamentos sobre o atual situação da saúde no país.

Ato Unificado

No dia 5 de agosto, segunda-feira, às 17h, haverá um ato em defesa da Saúde, Democracia e Direitos Sociais. A concentração será às 17h na praça do Museu Nacional. O SindSaúde e a NovaMente estarão presentes e distribuirão cartilhas sobre saúde mental do trabalhador.

“É de suma importância que existam momentos de debate e construção de um SUS cada vez mais eficaz e digno. Neste momento de tanta discordância política, não se pode esquecer que a Saúde é de todos e deve ser pensada por todos. A gratuidade e o acesso à saúde devem ser um bem protegido pelo país inteiro”, assegura Marli Rodrigues, presidente do SindSaúde-DF.

Veja também:

Notícias Saúde lança campanhas solidárias para mobilizar servidores Iniciativa da SUGEP incentiva a doação de produtos de higiene, roupas e também doação de...
Notícias SindSaúde inicia recesso de fim de ano em 9 de dezembro Durante o período, haverá plantão Jurídico para emergências e prazos judiciais Comunicamos a todos os associados...
Notícias SindSaúde protocoliza na CLDF pedido de dotação orçamentária para a GATA Documento foi entregue ao presidente da Casa, Rafael Prudente, e ao presidente da CEOF, Agaciel...
Notícias Espaço NovaMente abre agenda para 2020 Consultas de psicologia e psiquiatria poderão ser solicitadas via WhatsApp do SindSaúde O Espaço NovaMente, criado...