22.5 C
Brasília
sexta-feira, 26 abril, 2024

SindSaúde lança em assembleia “Campanha pela Libertação da Gata”

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Direção lembra servidores que processos começam a prescrever em 2020

A direção do SindSaúde alertou os servidores, nesta quinta-feira (4), durante assembleia geral no Clube da Saúde, que, caso o governo do DF não cumpra com a incorporação da GATA, os servidores precisam acionar a Justiça até agosto de 2020 para recebimento da Gratificação de Atividade Técnico-Administrativa (GATA) retroativa.

A partir de setembro do próximo ano, inicia a prescrição dos processos relacionados à incorporação mensal, já que o prazo completa 5 anos. A última parcela deveria ter sido incorporada ao contracheque dos servidores em setembro de 2015.

Segundo o Decreto 20.910/32, que foi recepcionado pela Constituição Federal, toda ação pecuniária contra o Estado deve ser requerida em 5 anos ou prescreve.

“Por isso, quem ainda não tem ação na Justiça precisa entrar ou vai começar a perder, todo mês, parte da incorporação relativa àquele mês que já completou 5 anos”, explicou a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues.

Comissões

Durante a assembleia, os servidores decidiram criar duas comissões de mobilização para com o Legislativo e Executivo para tratar de estratégias para o recebimento da última parcela da GATA. A ideia é dialogar com todos os deputados distritais, federais e senadores, além de cargos importantes do Governo do Distrito Federal sobre as pautas da Saúde.

Ainda este mês haverá assembleias regionais para escolher integrantes das comissões em cada Regional de Saúde.

A GATA deveria ter sido incorporada em setembro de 2015. Durante todo o governo Rollemberg, o SindSaúde tentou o diálogo, mas o governo ignorou os direitos dos servidores.

Quem já ganhou na Justiça a incorporação recebe, em média, R$ 1.400 líquidos a mais no salário. É o caso de um servidor que disponibilizou seu contracheque na assembleia.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Reivindique seus direitos: SindSaúde garante vitória judicial para servidores da saúde

À medida que mais uma semana chega ao fim, alguns trabalhadores da saúde celebram uma conquista financeira inesperada. Receber...

Assédio moral adoece servidores do Instituto de Saúde Mental: Sindsaúde DF agirá em defesa dos trabalhadores

O Sindsaúde, por meio deste comunicado, expressa sua profunda preocupação com o crescente número de funcionários do Instituto de...

Estudo do SindSaúde revela perda salarial de 37,8% para os servidores da saúde, gerando revolta e mobilização

Ser aprovado em um rigoroso concurso público, atravessando diversas etapas em busca da tão almejada estabilidade e segurança na...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img