SindSaúde lança em assembleia “Campanha pela Libertação da Gata”

SindSaúde lança em assembleia “Campanha pela Libertação da Gata”

05/07/2019 - 14:55 // Por SindSaúde DF // Imagens: Éder Oliveira // Notícias

Direção lembra servidores que processos começam a prescrever em 2020

A direção do SindSaúde alertou os servidores, nesta quinta-feira (4), durante assembleia geral no Clube da Saúde, que, caso o governo do DF não cumpra com a incorporação da GATA, os servidores precisam acionar a Justiça até agosto de 2020 para recebimento da Gratificação de Atividade Técnico-Administrativa (GATA) retroativa.

A partir de setembro do próximo ano, inicia a prescrição dos processos relacionados à incorporação mensal, já que o prazo completa 5 anos. A última parcela deveria ter sido incorporada ao contracheque dos servidores em setembro de 2015.

Segundo o Decreto 20.910/32, que foi recepcionado pela Constituição Federal, toda ação pecuniária contra o Estado deve ser requerida em 5 anos ou prescreve.

“Por isso, quem ainda não tem ação na Justiça precisa entrar ou vai começar a perder, todo mês, parte da incorporação relativa àquele mês que já completou 5 anos”, explicou a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues.

Comissões

Durante a assembleia, os servidores decidiram criar duas comissões de mobilização para com o Legislativo e Executivo para tratar de estratégias para o recebimento da última parcela da GATA. A ideia é dialogar com todos os deputados distritais, federais e senadores, além de cargos importantes do Governo do Distrito Federal sobre as pautas da Saúde.

Ainda este mês haverá assembleias regionais para escolher integrantes das comissões em cada Regional de Saúde.

A GATA deveria ter sido incorporada em setembro de 2015. Durante todo o governo Rollemberg, o SindSaúde tentou o diálogo, mas o governo ignorou os direitos dos servidores.

Quem já ganhou na Justiça a incorporação recebe, em média, R$ 1.400 líquidos a mais no salário. É o caso de um servidor que disponibilizou seu contracheque na assembleia.

Veja também:

Notícias Mulheres são as que mais adoecem na Saúde Trabalhadoras responderam por 80,5% das licenças durante o ano de 2018 As mulheres adoeceram mais que...
Notícias Transtornos mentais foram a principal causa de afastamento na Saúde em 2018 Doenças mentais e comportamentais foram responsáveis por 19% de todas as licenças de servidores  Os transtornos...
Notícias Projeto do SindSaúde é destaque na imprensa Espaço NovaMente foi apresentado em reportagem da TV Globo como uma importante iniciativa no tratamento...
Notícias Servidores do Gama celebram novos equipamentos São aparelhos para realização de exames de endoscopia digestiva alta e colonoscopias Os servidores do Hospital...