NovaMente atenderá filiados do SindSaúde a partir de segunda

NovaMente atenderá filiados do SindSaúde a partir de segunda

28/06/2019 - 14:11 // Por SindSaúde DF // Imagens: Éder Oliveira // Notícias

Grupo terá acolhimento e atendimento interdisciplinar para cuidados da saúde mental

Os filiados ao SindSaúde que estão afastados do trabalho na Secretaria de Saúde por transtornos de saúde mental começarão a ser acolhidos e atendidos no Centro de Atendimento e Estudos da Saúde do Servidor Público do Distrito Federal (Caessp-DF) - Espaço NovaMente - a partir da próxima segunda-feira (1º).

Eles se cadastraram para as vagas abertas e terão atendimento interdisciplinar com profissionais da psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia, educação física e serviço social.

O Espaço NovaMente começou o atendimento a servidores do DF em junho e fará, também, pesquisa sobre os processos de adoecimento dos trabalhadores relacionados ao trabalho.

“Nós sonhamos muito com a criação da NovaMente para cuidar dos nossos servidores e agora, de fato, esse serviço começará a fazer a diferença para eles. É um momento muito alegre para nós”, conta a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues.

Servidor doente

Segundo dados da Secretaria de Saúde, entre 2015 e 2017, foram registrados mais de 60 mil afastamentos de servidores da pasta. Destes, 22,6% correspondem a afastamentos por problemas como depressão, ansiedade e estresse grave. Isso significa que a cada cinco servidores, um se afasta por problemas de saúde mental.

Ao mesmo tempo que cuida dos servidores, o Caessp-DF iniciou um projeto inovador no Brasil de pesquisa das causas do adoecimento dos servidores públicos. “O nosso grande foco é a pesquisa e a produção científica. Só conhecendo a fundo as causas de tantos afastamentos poderemos auxiliar na criação e qualificação de políticas públicas efetivas para esses trabalhadores”, explica o diretor técnico da NovaMente, psicólogo Lucio Costa.

O Espaço NovaMente funciona no Guará, num espaço de 4 mil metros quadrados de área verde. Além dos consultórios para atendimento há espaço para acompanhantes, redário, sala de pesquisa, ambientes ao ar livre e espaço para atividades em grupo.

Conheça melhor o Espaço NovaMente

www.novamentesaude.org.br 

Veja também:

Notícias Mulheres são as que mais adoecem na Saúde Trabalhadoras responderam por 80,5% das licenças durante o ano de 2018 As mulheres adoeceram mais que...
Notícias Transtornos mentais foram a principal causa de afastamento na Saúde em 2018 Doenças mentais e comportamentais foram responsáveis por 19% de todas as licenças de servidores  Os transtornos...
Notícias Projeto do SindSaúde é destaque na imprensa Espaço NovaMente foi apresentado em reportagem da TV Globo como uma importante iniciativa no tratamento...
Notícias Servidores do Gama celebram novos equipamentos São aparelhos para realização de exames de endoscopia digestiva alta e colonoscopias Os servidores do Hospital...