27.5 C
Brasília
sexta-feira, 26 abril, 2024

Centro de Saúde tem lista de 78 remédios com estoque zerado

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Entre os medicamentos em falta, estão Omeprazol e Amoxicilina

Ao menos 78 medicamentos estão com o estoque zerado no Centro de Saúde nº 8 de Taguatinga. A lista dos remédios em falta está fixada no mural da unidade. O repasse da maior parte desses medicamentos é de responsabilidade da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, sendo que a pasta deixou de entregar ao Centro de Saúde 65 remédios. A entrega dos outros 15 medicamentos deveria ter sido feita pelo Ministério da Saúde.

Entre os produtos com o estoque zerado estão Ondansetrona 4mg (remédio usado por pacientes com câncer), Omeprazol 20mg (utilizado para problemas estomacais) e o antibiótico Amoxicilina, todos de responsabilidade da SES.

Em relação à entrega dos remédios sob responsabilidade do Ministério da Saúde, estão em falta, por exemplo, a nicotina em forma de adesivo e goma de mascar, usados para o tratamento de fumantes.

Alerta
Em outro documento obtido pelo SindSaúde, a Superintendência da Região de Saúde Sudoeste alerta sobre o baixo estoque dos medicamentos Pometazina e Fenobarbital no Hospital Regional de Taguatinga (HRT). Esses remédios são usados por pacientes internados. No parecer, a superintendência alerta que a falta desses medicamentos “aumenta o tempo de internação” de quem necessita deles.

Para a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, o mínimo que o governo pode oferecer a quem necessita do SUS são os remédios necessários, já que a Saúde do DF já está muita sucateada. “O paciente, além de ter que lidar com hospitais totalmente sucateados, ainda se depara com a falta de medicamento tão simples, como a Amoxicilina. Infelizmente, algumas pessoas morrem por conta de doenças simples por conta da irresponsabilidade do Estado”.

O SindSaúde entrou em contato com a SES e o Ministério da Saúde, no entanto apenas o órgão federal respondeu aos questionamentos da reportagem.

Segue abaixo a nota:

“O Ministério da Saúde informa que, da lista de 15 medicamentos citados pela reportagem, 12 são responsabilidade de compra do Ministério da Saúde.

É preciso esclarecer que o envio do medicamento pelo Ministério da Saúde é feito ao Almoxarifado do Distrito Federal e que a distribuição interna às unidades/estabelecimentos dispensadores de medicamentos é de responsabilidade do governo local.

A entrega dos medicamentos Etambutol; Blister multibacilar; Blister paucibacilar; Bupropriona; Nicotina adesivo transdérmico (7 e 14 mg); Pirazinamida (comprimido 500 mg); Rifabutina cápsula 150 mg; Rifampicina cápsula 300 mg; Rifampicina (100 mg/ 5 ml) encontram-se regulares, por parte do Ministério da Saúde ao Distrito Federal.

O medicamento Nistatina (100.000 UI/ml) faz parte do Componente Básico da Assistência Farmacêutica cuja aquisição é de responsabilidade dos Municípios e Distrito Federal.

O medicamento Nicotina/ goma de mascar (2 mg) e a Pastilha de Nicotina (2 mg) estão sob avaliação na CONITEC quanto à desincorporação do tratamento do Tabagismo. Não há nenhum fornecedor do medicamento. Já a Pastilha de Nicotina (4 mg) não consta na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename)”. 

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Reivindique seus direitos: SindSaúde garante vitória judicial para servidores da saúde

À medida que mais uma semana chega ao fim, alguns trabalhadores da saúde celebram uma conquista financeira inesperada. Receber...

Assédio moral adoece servidores do Instituto de Saúde Mental: Sindsaúde DF agirá em defesa dos trabalhadores

O Sindsaúde, por meio deste comunicado, expressa sua profunda preocupação com o crescente número de funcionários do Instituto de...

Estudo do SindSaúde revela perda salarial de 37,8% para os servidores da saúde, gerando revolta e mobilização

Ser aprovado em um rigoroso concurso público, atravessando diversas etapas em busca da tão almejada estabilidade e segurança na...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img