24.5 C
Brasília
sexta-feira, 26 abril, 2024

TCDF encontra superestimativa de até 185% na compra de remédios

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Tribunal deu 15 dias para que a SES apresente justificativas em licitação que deve custar cerca de R$ 6,4 milhões

Diante de supostas falhas na formulação de um edital de pregão eletrônico, com valor estimado em cerca de R$ 6,4 milhões, para a aquisição de três medicamentos pela Secretaria de Saúde, o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) pede explicações à pasta.

Segundo a Corte, o órgão estabeleceu como critério para a quantidade a ser comprada dos medicamentos Anagagrelida (Cloridrato), Pazopanibe e Sorafenibe (Tosilanato) , a série histórica de consumo desses produtos entre 2014 e 2017. Utilizando como regra o consumo desses medicamentos entre os meses de março 2016 e 2017, o Tribunal encontrou uma superestimativa em suas quantidades em 185%, 130% e 86%, respectivamente.

De acordo com o TCDF, a licitação analisada visa a compra dos remédios por um período de 12 meses e, portanto, “a análise de demanda deveria levar em consideração o histórico de consumo anual dos medicamentos”. O Tribunal teme “eventuais prejuízos ao erário provocada pela perda do produto em virtude da expiração do seu prazo de validade”.

WhatsApp Image 2018-09-24 at 16.51.02.jpeg

O edital de pregão eletrônico foi publicado no Diário Oficial do DF em 12 de setembro deste ano e a data de abertura das propostas seria às 9h desta segunda-feira (24). O ofício do Tribunal de Contas foi encaminhado à SES em 21 de setembro e o certame está suspenso até o dia 6 de outubro. Até lá, a Secretaria de Saúde precisa justificar a necessidade da compra de tantos remédios.

Transparência
Para a presidente do SindSaúde-DF, Marli Rodrigues, não só os fiscalizadores devem zelar pelo bem público, mas também todos os servidores e a população em geral. “Todo mundo tem o dever de denunciar qualquer tipo de irregularidade encontrada no uso do dinheiro público. E sabemos muito bem que essas licitações da SES têm sido alvos frequentes de questionamento por conta de irregularidades e falhas”, diz a presidente.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Reivindique seus Direitos: SindSaúde obtém vitória judicial para servidores da saúde

Mais uma semana se encerra e, para um trabalhador, isso significa dinheiro no bolso. Recentemente, a justiça condenou o...

Assédio moral adoece servidores do Instituto de Saúde Mental: Sindsaúde DF agirá em defesa dos trabalhadores

O Sindsaúde, por meio deste comunicado, expressa sua profunda preocupação com o crescente número de funcionários do Instituto de...

Estudo do SindSaúde revela perda salarial de 37,8% para os servidores da saúde, gerando revolta e mobilização

Ser aprovado em um rigoroso concurso público, atravessando diversas etapas em busca da tão almejada estabilidade e segurança na...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img