22.5 C
Brasília
quinta-feira, 25 abril, 2024

Situação de caos no HRAN afeta pacientes e servidores e espera por exame pode durar um ano

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Sala de exame sem sistema de ar prejudica realização de polissonografia, banheiros não têm manutenção e servidores ficam sem lanche

Servidores e pacientes do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) têm enfrentado uma situação de caos na unidade de saúde. De acordo com um memorando da Unidade de Pneumologia, o ar condicionado da sala onde é feito o exame de polissonografia (procedimento que mede a atividade respiratória, muscular e cerebral durante o sono) está quebrado. Para que o exame seja feito, o paciente deve dormir no hospital e ser monitorado durante toda a noite.

“Em função disso alguns pacientes têm desistido de realizar o exame devido ao calor intenso da sala. Em outros casos, encontramos dificuldades de realização e captação dos dados, devido a sudorese profusa e dificuldade de dormir enfrentadas pelos pacientes”, afirma o servidor no documento.

O profissional ressalta que o HRAN é a única unidade de Saúde pública do DF que realiza o exame e que a fila de espera para realizá-lo pode chegar a mais de um ano. Além disso, o servidor alerta que o calor intenso pode prejudicar o bem estar dos profissionais que trabalham no local, o que pode gerar ausências no trabalho.

Como se não bastasse, os banheiros próximos do local onde é feita a polissonografia não são lavados diariamente. A falta de manutenção tem gerado fortes odores próximos a essa sala. Segundo o relato, “já houve caso de paciente se recusar a realizar o exame”.

Alimentação

O profissional que assina o memorando também solicita à Diretoria Administrativa que a empresa prestadora do serviço de alimentação sirva o lanche aos servidores na sala onde eles estão alocados. Segundo o médico, muitos servidores têm ficado sem comer durante toda a noite por conta da atenção que eles têm que dar aos pacientes que fazem a polissonografia, enquanto o lanche é servido em outra área da unidade.

Emergência

Matéria veiculada nesta quarta-feira (19), na rede Globo Brasília, exibiu vídeo de uma paciente reclamando da situação dos banheiros do pronto-socorro do HRAN. Segundo a mulher, os banheiros que têm água estão com água fria. Ela afirmou ainda que os banheiros são de uso comum entre homens e mulheres e que há muita sujeira.

À reportagem, a direção HRAN disse que os banheiros têm água quente e que não são de uso unissex. Afirmou ainda que verificará a situação da limpeza, mas completou dizendo que todos passarão por reforma.

Clique aqui para assistir matéria completa da Globo Brasília.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Reivindique seus Direitos: SindSaúde obtém vitória judicial para servidores da saúde

Mais uma semana se encerra e, para um trabalhador, isso significa dinheiro no bolso. Recentemente, a justiça condenou o...

Assédio moral adoece servidores do Instituto de Saúde Mental: Sindsaúde DF agirá em defesa dos trabalhadores

O Sindsaúde, por meio deste comunicado, expressa sua profunda preocupação com o crescente número de funcionários do Instituto de...

Estudo do SindSaúde revela perda salarial de 37,8% para os servidores da saúde, gerando revolta e mobilização

Ser aprovado em um rigoroso concurso público, atravessando diversas etapas em busca da tão almejada estabilidade e segurança na...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img