27.5 C
Brasília
sexta-feira, 26 abril, 2024

Relatório aponta saga de paciente de 74 anos que morreu no Instituto Hospital de Base

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

O distrital Wellington Luiz acionou o MP para apurar supostas falhas em atendimento da paciente

Após a morte de uma paciente de 74 anos de idade no Instituto Hospital de Base (IHBDF), em 2 de setembro, a reportagem do SindSaúde teve acesso ao relatório da médica cardiologista Sandra Marques e Silva, documento em que é cobrada uma vaga de UTI, além da realização de uma cirurgia no Instituto de Cardiologia (ICDF).

Após receber uma denúncia de um funcionário do Instituto, o deputado distrital Wellington Luiz (MDB) foi ao hospital, no dia 9 de setembro, conferir o que de fato ocorreu e foi barrado por vigilantes do local. O parlamentar afirmou que já acionou o Ministério Público, pedindo esclarecimentos do Instituto em relação à morte da paciente. A denúncia do deputado foi feita ontem no Plenário da Câmara Legislativa do DF. Ele classificou o caso como um “crime” do poder público.

No resumo clínico, a médica alega que, diante do estado da paciente Marcia Aparecida Silva, tentou informar ao ICDF sobre a urgência em se realizar uma angioplastia (cirurgia para desobstruir artérias). “Tentei contato com o ICDF para tentar uma angioplastia, mas todos os telefones tocavam, mas não atendiam”, afirma a servidora.

A profissional também foi surpreendida ao tentar buscar um leito de UTI. “Avisei que a paciente era grave e, para a minha surpresa, a regulação de UTI classificou o caso como prioridade 2”. Ela foi informada de que a prioridade de um paciente é definida pelo fato dele estar entubado ou não e não por conta de seu diagnóstico.

Depois de ter os pedidos negados, Sandra solicitou a posologia do medicamento Tridil. Pouco tempo depois, ela descobriu que o remédio não estava sendo administrado na paciente.

No entanto, os problemas não param por aí. A paciente Marcia Aparecida Silva apresentou piora e, a equipe médica, ao decidir fazer uma ressuscitação cardiopulmonar, deparou-se com a falta de diversos equipamentos. Após 35 minutos do procedimento, a mulher veio a óbito.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Reivindique seus direitos: SindSaúde garante vitória judicial para servidores da saúde

À medida que mais uma semana chega ao fim, alguns trabalhadores da saúde celebram uma conquista financeira inesperada. Receber...

Assédio moral adoece servidores do Instituto de Saúde Mental: Sindsaúde DF agirá em defesa dos trabalhadores

O Sindsaúde, por meio deste comunicado, expressa sua profunda preocupação com o crescente número de funcionários do Instituto de...

Estudo do SindSaúde revela perda salarial de 37,8% para os servidores da saúde, gerando revolta e mobilização

Ser aprovado em um rigoroso concurso público, atravessando diversas etapas em busca da tão almejada estabilidade e segurança na...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img