22.5 C
Brasília
sexta-feira, 26 abril, 2024

Governo da contradição: Fortalece IHBDF e acaba com Instituto de Saúde Mental

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Portaria cria comissão para determinar remoções de servidores da unidade

O Instituto de Saúde Mental (ISM), no Riacho Fundo 1, a principal unidade de atendimento especializado nesta área do DF, está com os dias contados. Enquanto concentra suas forças para fazer do Instituto do Hospital de Base seu balcão de negócios políticos, o governador Rodrigo Rollemberg vai acabar com o ISM.

Portaria divulgada nesta terça-feira (30), cria uma comissão para determinar como será essa mudança. E o mais curioso: essa comissão não tem representantes da unidade.

“Instituir o Grupo Condutor da Rede de Atenção Psicossocial da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, para apoio técnico nas fases de elaboração, monitoramento e avaliação do processo de implantação e implementação da RAPS no âmbito da SES/DF”, diz a portaria.

Segundo servidores do ISM, todos serão redistribuídos para os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Além disso, como ficam os pacientes hoje atendidos no Instituto? Isso, o GDF, questionado pela reportagem, não nos respondeu.

Servidores estão preocupados com a situação pois o ISM é unidade de referência para os próprios CAPS.

Fontes do SindSaúde informaram que há pretensão do governo, ao retirar os servidores, usar o espaço para futuras instalações da Superintendência Centro-Sul. Seria um super gabinete para quem não pretender enfrentar o trabalho duro e gosta mesmo de um ar condicionado.

Além de atendimento laboratorial, no prédio do Instituto de Saúde Mental tem aulas de ioga, terapia corporal, grupos de convivência, aulas de bordado, dança. Os pacientes também plantam, cuidam da granja e ajudam a produzir remédios fitoterápicos.

Para a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, é mais um absurdo que o governo de Rollemberg conduz: “As mudanças desse governo só causam prejuízo para os pacientes. No mínimo, o que o governador está fazendo é um crime contra a vida. O que ele menos entende é de Saúde, e principalmente de Saúde Mental. Rollemberg primeiro destrói para depois decidir o que fazer”.

Nesta quinta-feira (1/2), os servidores que atuam no Instituto de Saúde Mental vão fazer manifestação na porta da unidade, a partir das 7h, e o SindSaúde estará presente.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Reivindique seus Direitos: SindSaúde obtém vitória judicial para servidores da saúde

Mais uma semana se encerra e, para um trabalhador, isso significa dinheiro no bolso. Recentemente, a justiça condenou o...

Assédio moral adoece servidores do Instituto de Saúde Mental: Sindsaúde DF agirá em defesa dos trabalhadores

O Sindsaúde, por meio deste comunicado, expressa sua profunda preocupação com o crescente número de funcionários do Instituto de...

Estudo do SindSaúde revela perda salarial de 37,8% para os servidores da saúde, gerando revolta e mobilização

Ser aprovado em um rigoroso concurso público, atravessando diversas etapas em busca da tão almejada estabilidade e segurança na...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img