25.5 C
Brasília
quarta-feira, 15 maio, 2024

SindSaúde se reúne com governador e apresenta demandas dos servidores

Ibaneis Rocha manda Economia fazer estudo sobre a reestruturação das carreiras dos Enfermeiros e Especialistas da SES

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

A presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, se reuniu na manhã desta segunda-feira (7/03) com o governador Ibaneis Rocha (MDB) e apresentou diversas demandas dos servidores da Saúde do DF.  Estava presente no encontro a presidente do SindEnfermeiro, Dayse Amarílio. A principal pauta discutida foi a reestruturação da carreira dos especialistas e enfermeiros da Secretaria de Saúde. Uma nova reunião foi marcada em 10 dias.

Após ouvir as sindicalistas, o chefe do Executivo local mandou que a Secretaria de Economia faça o estudo do impacto financeiro da isonomia dos especialistas e enfermeiros com os cirurgiões dentistas.

Participaram da reunião o secretário de Saúde, Manoel Pafiadache, o secretário de Economia, José Itamar Feitosa,  o secretário de Governo, José Humberto, a presidente do Iges-DF, Mariela de Jesus, e o subsecretário de gestão de pessoas da SES, Evilásio Ramos.

CLIQUE e leia o ofício

O SindSaúde protocolou junto ao governador um ofício com pontos relevantes para os servidores e para a Saúde do DF. Entre eles, o pagamento da diferença das 4 horas em abril; A convocação dos aprovados do concurso de 2018 até que seja zerado o cadastro reserva; A realização do concurso para a nova carreira de Gestão e Assistência Pública à Saúde, entre outros.

Outro ponto de extrema relevância, a presidente Marli solicitou, mais uma vez, o reajuste do auxílio-alimentação dos servidores do DF, que hoje está em R$ 394,50 e está defasado em relação a inflação e o preço dos gêneros alimentícios. O governador se manifestou sensível a esta pauta e prometeu uma resposta em breve.

Para Marli Rodrigues, a reestruturação das carreiras dos especialistas e enfermeiros com os odontólogos é de grandiosa importância, tendo em vista o tempo que estas categorias aguardam pela isonomia salarial.

“O governador Ibaneis se mostrou sensível ao nosso pedido, o que é um sinal de valorização e reconhecimento. Os enfermeiros e os especialistas da SES merecem que esta injustiça seja resolvida. As negociações estão abertas, seguiremos unidos buscando a vitória”, destaca.

Para a presidente do SindEnfermeiro, Dayse Amarílio, esta demonstração de unidade dos sindicatos faz com que a luta seja ainda mais forte. “O Executivo ouviu nossa necessidade de reestruturação e acolheu nossa demanda, isto nos enche de esperanças de que a porta do diálogo está aberta. O governador entendeu que os Enfermeiros e Especialistas da SES precisam desta isonomia salarial e rapidamente solicitou o estudo para a Economia”, afirma.

O governo ouviu as reivindicações, disse que o momento é de cautela econômica, pois o Estado ainda vive as consequências da pandemia, além das preocupações oriundas dos possíveis resultados financeiros que a guerra entre Rússia e Ucrânia podem provocar no mundo todo, além do tempo reduzido por conta do ano eleitoral, mas deu uma pronta resposta aos servidores da Saúde e determinou que os estudos sejam feitos pela área técnica da Economia. Além de marcar uma próxima reunião para daqui 10 dias.

“Cabe destacar que articulação para construção de um caminho para estas negociações teve o apoio do presidente da Câmara Legislativa do DF, deputado Rafael Prudente, que não pôde estar presente na reunião, mas que vem de longa data contribuindo significativamente com as lutas dos servidores da Saúde”, finaliza Marli.  

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Acordo Coletivo do Iges-DF

Com a presença da presidente interina do Iges-DF, Mariela de Jesus, também foi debatido a celebração do Acordo Coletivo de Trabalho – ACT dos funcionários do  Instituto de Gestão Estratégica em Saúde do Distrito Federal (Iges-DF).

As negociações pelo novo ACT estão avançadas e o sindicato reivindica redução da jornada de trabalho a base representativa do SindSaúde, reajuste salarial, a construção e uma mesa permanente de negociação coletiva, reajuste do auxílio-refeição, além das pautas sociais.

Governador e Dra. Mariela se comprometeram a estudar a situação ponto a ponto e apresentar uma contra proposta o mais rápido possível, pois entendem que um acordo coletivo é segurança para todos, empregador e empregados.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Sindsaúde cobra IGES  uma resposta sobre carga horária em acordo coletivo

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (Sindsaúde DF) pressionou o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do...

Servidores da saúde com perda salarial: SindSaúde convoca assembleia geral

A crise salarial enfrentada pelos servidores da saúde no Distrito Federal atingiu níveis alarmantes, com mais de sete anos...

Vitória na Justiça: Aposentada conquista direito de não pagar pensão para netos 

O departamento jurídico do Sindsaúde tem se destacado pela sua eficiência, e um caso recente ganhou grande destaque. Uma...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img