Os servidores Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) apresentaram, nesta terça-feira (15), o projeto da modernização da carreira ao Vice-Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputado Rodrigo Delmasso (Republicanos).
Participaram da reunião o presidente do Hemocentro, Osnei Okumoto, a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, o subsecretário de gestão de pessoas da Secretaria de Saúde, Evillásio Ramos, e representantes dos servidores da FHB.

Foi entregue ao deputado um memorial com a minuta do Projeto de Lei que reconhece a necessidade de modernização da carreira dos servidores da instituição. Para isso, será necessário alterar a Lei nº 5.187, de 25 de setembro de 2013, que reestrutura a Carreira de Atividades do Hemocentro.
Para a presidente Marli, esta modernização é um sinal de reconhecimento do valoroso trabalho desempenhado pelos servidores do hemocentro para a Saúde do DF.
“Não é só um Projeto de Lei que se quer aprovar, mas a valorização de uma história, respeito com estes trabalhadores que executam uma função importantíssima para salvar vidas”, destacou Marli.
Após ouvir os servidores, o deputado Delmasso se comprometeu a apoiar o projeto e trabalhar para que seja aprovado o quanto antes, pois reconhece a importância da modernização da carreira para estes trabalhadores.
“A tramitação deste PL para a reformulação da carreira dos servidores do Hemocentro, um dos melhores do Brasil, traz um reconhecimento a tudo aquilo que fazem ao DF. Nós da Câmara Legislativa estamos intermediando junto ao governo para que o projeto chegue o mais rápido possível na CLDF. Assim que chegar, queremos aprová-lo com toda agilidade e urgência possível ainda neste semestre”, ponderou Delmasso.

Projeto de modernização
O projeto entregue aos deputados alcança 390 servidores ativos da Fundação, que pleiteiam isonomia com os servidores da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal em relação à jornada de trabalho e à gratificação de movimentação.
Em dezembro de 2021, a presidente do SindSaúde esteve com o presidente do Hemocentro, Osnei Okumoto, e com servidores da unidade para discutir a carreira dos trabalhadores e o projeto apresentado foi construído com a contribuição dos servidores.
O Hemocentro de Brasília é reconhecido pela excelência do atendimento à população e pela qualidade de seus serviços, contando com um índice de aprovação de 96% dos usuários. Nos últimos anos, em média, foram 4,7 mil doações por mês.

No dia 25 de janeiro, os servidores do FHB, participaram de um café da manhã organizado pelo SindSaúde, as demandas da categoria foram entregues ao presidente da CLDF, deputado Rafael Prudente (MDB). “Faço um compromisso com vocês de irmos juntos explicar ao governo a importância deste reconhecimento. O Estado precisa dar esta valorização, ainda mais nesta aérea responsável em salvar pessoas. Contem conosco”, ressaltou o presidente da CLDF na ocasião.
