19.5 C
Brasília
segunda-feira, 20 setembro, 2021

Do Portal Metrópoles – CLDF aprova PL para modernizar carreiras de 10 mil servidores da Saúde

O Projeto de Lei 1.735, de 2021, permitirá ao Estado reconhecer os servidores com qualificação superior à do concurso prestado

Saiba Mais

SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Por Francisco Dutra

A Câmara Legislativa (CLDF) aprovou o projeto de lei para modernizar as carreiras públicas da Saúde, no Distrito Federal, nesta quarta-feira (23/6). A mudança vai atingir a vida de mais 10 mil servidores públicos.

O Projeto de Lei 1.735, de 2021, permitirá ao Estado reconhecer os servidores com qualificação superior à do concurso prestado no passado, evitando a evasão e o déficit de profissionais.

Proposto pelo Governo do Distrito Federal (GDF), o projeto simplifica a atual definição de especialistas e revê cargos na Secretaria de Saúde, com foco na área de atuação do servidor.

O texto mantém os direitos conquistados e fomenta a qualificação continuada. Ao longo na tramitação na Casa, o projeto teve apoio do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde (SindSaúde).

Desvalorização

Segundo o SindSaúde, entre os servidores que ocupam o cargo de auxiliar de Saúde, carreira de nível básico, 94% têm ensino médio completo e 66% graduação em nível superior. Outros 21% possuem pós-graduação.

Entre os técnicos em Saúde, cargo com exigência apenas ensino médio, 71% têm graduação, 38% pós-graduação e 21%, mestrado.

Entre os especialistas, 93% têm pós-graduação, 33% têm mestrado e 3% concluíram o doutorado. E mesmo com a superqualificação, até então, estes profissionais não eram valorizados.

*Leia a matéria completa no Portal Metrópoles

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Reforma Administrativa deve ser votada na terça-feira (21) na Comissão Especial

A Comissão Especial da Reforma Administrativa apresentou o encerramento do debate da Proposta de Emenda à Constituição 32/20, nesta...

Pediu dinheiro para receber algo de um processo judicial? É golpe!

Se você tem um valor para receber na Justiça e receber uma mensagem pedindo que transfira parte para garantir...

Jurídico vence em mais uma ação de exercício findo

Mais uma ação vitoriosa do Jurídico do SindSaúde-DF trará tranquilidade para uma sindicalizada. O Governo do Distrito Federal foi...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img