O novo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) para empregados do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), assinado no dia 4 de abril, prevê a redução da jornada de trabalho com a manutenção do salário de quatro categorias. O acordo tem vigência até setembro de 2022. As cláusulas acordadas abordam jornada de trabalho, reajuste salarial, mesa permanente de negociação e mais.
Entre as categorias contempladas com a nova carga horária de 36h semanais, estão: motoristas, nutricionistas, técnicos de nutrição e psicologistas. O Iges-DF também se comprometeu a instituir uma mesa permanente de negociação composta por representantes do SindSaúde, do Instituto e dos delegados sindicais.
No documento, constam cláusulas sociais importantes para os servidores, como a criação de um local apropriado para o repouso de empregados que cumprem escalas superiores a 6 horas ininterruptas. Além da concessão de folga no dia do aniversário do trabalhador e direito de se ausentar por até 1 dia por semestre para acompanhar filho de até 12 anos em reunião escolar.
Os interessados na redução do trabalho devem fazer requerimento para o cumprimento do acordo.
Para a presidente do SindSaúde, Laura Batista, essa é uma imensa vitória para estas categorias. “O SindSaúde celebra mais essa vitória, vitória essa que é inédita na história da rede privada da Saúde, o primeiro passo pra gente correr pelas outras categorias,pois há um ganho muito grande na qualidade de vida dos servidores e no reconhecimento pelo trabalho prestado”.