20.5 C
Brasília
terça-feira, 26 março, 2024

SindSaúde celebra acordo coletivo com funcionários do Iges-DF

Acordo assegura direitos, institui mesa permanente de negociação e concede inúmeros benefícios aos funcionários

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

O SindSaúde se reuniu nesta segunda-feira (04), com a direção do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges–DF) e assinou o Acordo Coletivo de Trabalho – ACT com funcionários do Instituto. O acordo tem vigência até setembro de 2022. As cláusulas concordadas abordam jornada de trabalho, reajuste salarial, mesa permanente de negociação, entre outras.

Acordo Coletivo de Trabalho… by sindsaudedf

Participaram da assinatura do acordo a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues; a diretora-presidente substituta do Iges-DF, Mariela Souza de Jesus; e diretores do sindicato.

Este ACT valerá tanto para funcionários da base representativa do SindSaúde, que atuam no Hospital de Base e nos outros locais administrados pelo Iges-DF, como as UPAs e Hospital Regional de Santa Maria.

O documento contempla vários benefícios aos trabalhadores, entre eles, a redução de jornada de trabalho para 4 especialidades, sendo elas: motorista; nutricionista; técnico de nutrição e psicologista. O Iges-DF também se comprometeu a instituir uma mesa permanente de negociação composta por representantes do SindSaúde, do Instituto e dos delegados sindicais.

Entre as cláusulas sociais, está local apropriado para o repouso de empregados que cumprem escalas superiores a 6 horas ininterruptas. Além da concessão de folga no dia do aniversário do trabalhador e direito de se ausentar por até 1 dia por semestre para acompanhar filho de até 12 anos em reunião escolar.

Momento da assinatura do ACT nesta segunda-feira (4)

Para a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, a celebração do Acordo é um momento importante para os trabalhadores do Iges-DF, pois garante direitos e dá mais segurança para os funcionários.

“A instalação da mesa permanente de negociação é muito importante para os trabalhadores que terão voz ao longo do ano para suas reivindicações. A redução da jornada de trabalho para 4 especialidades do Iges-DF é uma sinalização de que o Instituto entende a importância de fazer a redução para 30 horas semanais de toda a categoria da rede particular. Este entendimento que a Câmara Federal não teve por mais de 20 anos com o Projeto de Lei que reduz a carga horária da enfermagem no país. Um sinal de conquista e vitória” completa Rodrigues.

Caminho de diálogo e perseverança

O ACT é o formato mais certo de garantir direitos aos trabalhadores e foi construído com os funcionários e a gestão do Iges-DF. Ele traz mais segurança e tranquilidade na execução das atividades e um retorno direto à população.

Dando início nas tratativas, no dia 13 de janeiro, o SindSaúde e os delegados sindicais, se reuniram com a gerente geral de pessoas do Iges-DF, Elaine Silvestre, para apresentar a minuta do novo Acordo Coletivo.

No dia 2 de fevereiro, o SindSaúde e os delegados sindicais que representam os funcionários do Instituto entregaram à presidente interina do Iges-DF, Dra, Mariela de Jesus, a minuta do ACT.

Outro momento importante na construção do acordo, foi o café da manhã, no dia 10 de fevereiro, dos funcionários com a presidente interina do Iges-DF, que ainda contou com a presença do presidente da Câmara Legislativa do DF, deputado Rafael Prudente (MDB), e da diretoria e presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues.

Por fim, no dia 15 de fevereiro, os trabalhadores do Iges-DF reuniram-se, mais uma vez, no Hospital de Base, e realizaram um ato de mobilização pelo acordo coletivo.

“Preciso destacar e agradecer o trabalho dos delegados sindicais que mobilizaram a categoria e compreenderam a importância da celebração do Acordo Coletivo”, finaliza Marli.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Sindisaúde triunfa em julgamento judicial: mais uma conquista para o servidor da saúde

O jurídico do Sindisaúde obteve mais uma vitória jurídica em favor do servidor. Em decisão recente, o pedido inicial...

Aproveite! Carência zero no plano odontológico Bradesco para os 500 primeiros inscritos

Agora, os filiados do SindSaúde podem desfrutar do melhor plano odontológico do país, o Saúde Bucal Bradesco, sem nenhum...

Retroativo da terceira parcela; Servidores da saúde têm direito sagrado! SindSaúde se mantém firme nesse propósito

O clamor por justiça ecoa nos corredores da saúde pública do Distrito Federal. Os servidores da saúde, incansáveis que...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img