O Núcleo de Testagem e Aconselhamento (NTA) da Rodoviária do Plano Piloto não parou de funcionar durante a pandemia da Covid-19 e já realizou 30.311 atendimentos até setembro deste ano. A unidade faz testes de sangue para detectar HIV, sífilis, hepatites B e C e demais infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), além de prestar orientações à população.
Neste período em que o mundo passa por diversas adaptações por conta do novo coronavírus, os protocolos de atendimento foram alterados. Só é permitida a entrada dos que estejam de máscara, e toda a equipe médica atende devidamente paramentada, todos os usuários passam por uma triagem, se não apresentarem nenhum sintoma de infecção pela Covid-19 seguem para o cadastro e testagem na unidade.
Ao todo, 23.948 testes foram aplicados no núcleo. Os procedimentos levam aproximadamente 30 minutos para o resultado, mais o tempo necessário para o aconselhamento feito pela equipe de saúde.
Existe ainda a opção, se o paciente preferir, de o núcleo disponibilizar o autoteste para a pessoa aplicar na própria casa. “Se eles sentirem vergonha por alguma razão, é oferecida essa possibilidade. O teste é fácil de ser aplicado, precisando apenas de um furo no dedo para colher sangue”, explicou o chefe do NTA, Gilmar Decaria.

HPV
A unidade também realiza a tratamento para o Papilomavírus Humano (HPV) e para a gonorreia, que demandam mais tempo. No caso do vírus HIV, o núcleo fornece alguns tratamentos de Profilaxia Pós-Exposição (PEP), onde o paciente tem até 72 horas após a exposição ao vírus (relação sexual sem proteção) para retirá-lo do seu organismo sem desenvolver alguma enfermidade. Até setembro, 113 pacientes passaram por esses serviços.
Funcionamento
O NTA funciona no mezanino da Rodoviária do Plano Piloto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h. Se desejar, o paciente pode fazer o aconselhamento sem se identificar.
Atualmente a equipe é formada por 15 servidores da SES. Sendo dois médicos, um equipe atendendo pacientes que necessitam fazer a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e uma que trabalha com a Saúde do Homem, tratando pacientes com HPV e demais ISTs. O restante da equipe é formado por enfermeiras, técnicas de enfermagem e o chefe do núcleo.
Além do NTA, os testes para detectar HIV, sífilis, hepatites B e C e demais ISTs também podem ser feitos nas unidades básicas de saúde do DF, no Hospital Dia e na Policlínica de Taguatinga.
- Com informações da Agência Saúde DF