A Secretaria de Saúde do Distrito Federal confirmou nesta sexta-feira (07) a existência de 5.805 casos ativos de influenza e 3,1 mil casos ativos de Covid-19.
Este aumento expressivo ocorre na primeira semana do ano. A SES alerta a população sobre os cuidados a serem tomados, como o uso de máscara, lavar as mãos com frequência, utilizar álcool em gel e evitar aglomerações, são recomendações para a prevenção de ambas as doenças.
Pacientes com sintomas respiratórios devem primeiro descartar a possibilidade de Covid-19, após o resultado recebem o tratamento previsto para doenças do tipo, independentemente do tipo de vírus (influenza A, influenza B ou outros), o diagnóstico de Influenza é feito, preferencialmente, de maneira clínica.
De acordo com a Pasta, 59,1% dos casos de Influenza notificados são de pessoas com idades entre 20 e 49 anos, por se tratar da população que circula com mais frequência.
Covid-19
O número de casos ativos de Covid-19 também apresentou um aumento significativo. Segundo a SES, o Índice de Transmissibilidade (RT) chegou a 1,27 com o registro de 760 casos entre quarta e quinta-feira. Atualmente existem cerca de 3.100 casos ativos no DF. No entanto, o crescimento tem se concentrado em casos leves ou assintomáticos. Nenhuma morte por Covid-19 foi registrada no DF em 2022, e dos 55 leitos de UTI específicos para a doença, apenas 18 estão ocupados.
Segundo o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero, os casos leves de Covid-19 se dão pelas doses da vacina aplicadas na população. “Apesar de a taxa estar em elevação, o número de internações e de óbitos não está. Isso mostra a eficiência das vacinas” afirma.
Vacinação no DF

