Seguindo a publicação no Diário Oficial do Distrito Federal de 28 de junho de 2021, a Portaria nº 178, de 24 de junho de 2021, da Secretaria de Economia do DF, que autorizou a realização de Processo Seletivo Simplificado visando à formação de banco de cadastro de profissionais da saúde para triagem e atendimento direto ou indireto aos pacientes da Covid-19. Já estão sendo convocados 80 padioleiros para atuar na Secretaria de Saúde, o primeiro deles a tomar posse foi lotado no Hospital Regional do Gama – HRG. O contrato é temporário pelo período de 1 ano.
Segundo informações da Secretaria de Saúde, ainda serão convocados 75 motoristas, pelo mesmo período de 12 meses, prorrogável por mais 1 ano. Os motoristas passarão por treinamento no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) antes de serem designados para as unidades de saúde.
Os salários, de acordo com o edital nº 31, de 13 de julho de 2021, foi decretado a partir da Lei Distrital nº 4.266, de 11 de dezembro de 2008,assim sendo, para 40h de trabalho semanais o padioleiro receberá o valor R$ 2.830,75, já os motoristas receberão R$ 2.892,50.
Entre as especialidades que constavam na portaria da Economia, estão: Médicos; Enfermeiros; Técnicos em Enfermagem; Auxiliares em Saúde – Padioleiro; Técnicos em Saúde – Motoristas; Especialistas em Saúde- Fisioterapeutas, Psicólogos e Assistentes Sociais.

Para o SindSaúde, a convocação dos padioleiros é muito importante para toda a Saúde do DF, especialmente para os profissionais da enfermagem, que contarão com o auxílio destes trabalhadores no atendimento aos pacientes, sobretudo neste momento de crise sanitária.
“Esta é uma reivindicação antiga do SindSaúde, para que estes profissionais fossem incluídos em processos seletivos, convocados e lotados nas unidades de saúde. A convocação de Padioleiros e Motoristas desafoga a sobrecarga de trabalho nos profissionais de enfermagem. Importante dizer, que a luta segue por um concurso público definitivo”, destaca Marli Rodrigues, presidente do SindSaúde.