20.5 C
Brasília
sexta-feira, 26 abril, 2024

Novas variantes causam preocupação em pesquisadores da Fiocruz

É preciso ter cuidado e continuar seguindo as medidas sanitárias necessárias para evitar maiores contaminações

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

A Fiocruz publicou edição extraordinária do Boletim Observatório Covid-19 na última quarta-feira (25/8), que demonstra uma preocupação maior com as novas variantes.

A semana epidemiológica se destaca entre os dias 15 e 21 de agosto. Apesar de indicar uma queda nos indicadores da pandemia, um declínio no número absoluto de casos e óbitos, há uma estagnação proporcional na melhora para algumas faixas etárias, especialmente os idosos.

Apenas um estado possui uma taxa de ocupação de leitos de UTI para adultos no SUS superior a 80%, que é Roraima. Entre as capitais, o Rio de Janeiro (96%) e Boa Vista (84%) mantêm-se em nível muito crítico.

Em comparação com a semana anterior, a média diária de novos casos teve um aumento de 0,6% e o número de óbitos reduziu 1,5% e a taxa de letalidade caiu de 3% para 2,6%. Através disso é possível perceber o pequeno avanço da vacinação pelo país, com uma média de 1 milhão de doses aplicadas por dia.

O SUS conseguiu aplicar e distribuir vacinas que podem chegar a 2 milhões de doses diárias, numero que foi alcançado algumas vezes. O Brasil já aplicou 169% de doses de vacinas e cerca de 71,6% da população adulta tomou ao menos uma dose. Desses, 31,4% completaram o esquema de vacinação, enquanto 40,2% receberam apenas a primeira aplicação, afirmam os dados obtidos.

Os cientistas ressaltam que, mesmo com alguns estados iniciando a vacinação de crianças e adolescentes é prioridade completar o ciclo vacinal. Eles estudam, caso seja necessário, a aplicação de um reforço ou combinações de imunizantes para idosos ou imunodeprimidos.

Com tudo, apesar do avanço da vacinação é importante manter os cuidados com os serviços de vigilância em saúde em alerta, pois sem os cuidados pode haver o aumento de casos graves, internações e óbitos pelas variantes.

Por nenhuma vacina ser 100% eficaz os pesquisadores alertam, “neste contexto, enquanto a pandemia estiver em curso, além da necessidade de ampliar e acelerar a vacinação, é de grande importância para todos, mesmo os que tomaram vacinas, manter medidas como o uso de máscaras e de distanciamento físico”, dizem.

Para saber mais sobre o estudo CLIQUE AQUI.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Reivindique seus Direitos: SindSaúde obtém vitória judicial para servidores da saúde

Mais uma semana se encerra e, para um trabalhador, isso significa dinheiro no bolso. Recentemente, a justiça condenou o...

Assédio moral adoece servidores do Instituto de Saúde Mental: Sindsaúde DF agirá em defesa dos trabalhadores

O Sindsaúde, por meio deste comunicado, expressa sua profunda preocupação com o crescente número de funcionários do Instituto de...

Estudo do SindSaúde revela perda salarial de 37,8% para os servidores da saúde, gerando revolta e mobilização

Ser aprovado em um rigoroso concurso público, atravessando diversas etapas em busca da tão almejada estabilidade e segurança na...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img