Todos os dias o Sistema de Saúde do Distrito Federal enfrenta dificuldades. Inaugurado em 1981, um dos problemas do Hospital Regional da Ceilândia (HRC) é o número excessivo de pacientes que buscam atendimento no local.
Inicialmente criado para atender os moradores de Ceilândia Norte, Centro, Sul e Guariroba, o HRC tem a realidade muito diferente. Moradores do entorno, como Águas Lindas de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Alexânia também buscam assistência à saúde nessa região, o que sobrecarrega ainda mais o funcionamento do hospital.
Excesso de trabalho
O que ameniza a situação dessa unidade de saúde é a dedicação dos servidores que, muitas vezes, trabalham doentes para melhor atender a população. Segundo uma servidora, as doenças são decorrentes do excesso de trabalho. “Desenvolvemos diabetes, estresse, hipertensão, depressão e hérnia de disco. Cuidamos da saúde alheia, mas não temos tempo de cuidar da nossa”, declara.
Outra reclamação dos servidores é a falta de reconhecimento do serviço prestado. “Às vezes, as pessoas estão vendo o funcionário trabalhando, mas não se lembram de que ele também é um ser humano”, desabafa uma servidora do HRC.
Comprometimento
Mesmo com tantos problemas, os servidores do HRC tentam fazer de tudo para melhorar a situação do hospital. É visível, pelos usuários do serviço, o comprometimento de todos aqueles que, a cada dia, tentam ajudar a melhorar o atendimento e não deixar que ninguém saia sem ter o problema resolvido. Afinal, a saúde é muito valiosa!