O laboratório de prótese dentária do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (CEREST) – antigo DISAT (Diretoria de Saúde do Trabalhador) – na 912 sul, está fechado desde outubro. O fechamento do laboratório de prótese dentária, que é o único do DF, ocorreu após a Secretaria de Saúde (SES/DF) afastar os auxiliares em prótese dentária, auxiliares de consultório dentário e técnicos em prótese dentária, ligados à Fundação Zerbini, que trabalhavam no local.
Com fechamento do laboratório, que funcionava há 13 anos, cerca de 30 próteses dentárias deixarão de ser feitas por mês. Outro problema é o possível desperdício de próteses, cujo o material é perecível, que estavam em processo de fabricação quando os funcionários foram afastados.
Histórico
A secretaria de Saúde do DF (SES-DF) publicou no Diário Oficial da terça-feira, 18/10, a convocação para que cerca de 300 funcionários da rede pública de saúde procurassem a chefia da regional. Os trabalhadores – médicos, enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde, cirurgiões-dentistas, técnicos de higiene dental, técnicos e auxiliares em prótese dentária e auxiliares de consultório dentário– foram exonerados após terem prestado serviço à saúde do DF por mais de 15 anos.