21.5 C
Brasília
quinta-feira, 12 dezembro, 2024

Horário de atendimento ao público
Segunda à Quinta das 08h00 às 17h00

Feriado prolongado de servidores da Saúde acaba em frustração após decreto

Decreto publicado nesta sexta-feira (17) alterou o ponto facultativo de diversas categorias, inclusive nas áreas administrativas da Saúde

Saiba Mais

Quem planejou viajar e comprou passagem para retornar na segunda-feira (20) vai ter que desmarcar tudo e amargar o prejuízo. O decreto publicado em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) excluiu todos os servidores da Saúde do ponto facultativo do Dia da Consciência Negra. A justificativa foi “garantir a prestação ininterrupta dos serviços” aos cidadãos.

“Que o Governo do Distrito Federal não costuma estender, aos servidores da Saúde, benefícios concedidos a outros setores, isso já é de conhecimento público. Mas, desta vez, o GDF foi além. Frustrou, em cima da hora, a expectativa dos servidores de áreas administrativas da Saúde que programaram um descanso mais do que merecido”, lamenta a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues. “Essa é mais uma demonstração de desapreço a categorias que estão fortemente sobrecarregadas e trabalham sob uma pressão cada vez maior. O que nos revolta é o tratamento diferenciado e a queima roupa”, complementa Marli.

A presidente do SindSaúde lembra que o descontentamento com a medida adotada nesta sexta-feira não parte de servidores responsáveis pelos atendimentos de urgência e emergência. “Nesse caso, embora haja inúmeros outros motivos para frustração, é sabido que a missão de servir à sociedade abrange domingos, Natal, Ano Novo e todos os outros feriados, seja qual for o horário”, recorda Marli. “Já no ‘administrativo’, não há justificativa para tal medida, até mesmo porque os servidores dessa área tiveram exatamente dez meses para organizar seus setores de modo a não haver desassistência à população em razão do ponto facultativo do Dia da Consciência Negra”, acrescenta a presidente do SindSaúde.

O período de dez meses mencionado por Marli se refere ao Decreto nº 44.145, de 19 de janeiro de 2023. Foi nesse dia que o GDF implementou o ponto facultativo do Dia da Consciência Negra (20/11) para os servidores administrativos da Saúde. A partir de então, todos contavam com a oportunidade de descansar e viajar entre os dias 17 e 20 de novembro de 2023. “Se a exclusão do ponto facultativo tivesse ocorrido alguns dias atrás, haveria mais tempo para remarcações. A frustração, ainda que grande, poderia ser amenizada. Entretanto, o GDF preferiu tomar a decisão no último momento. Se não foi intencional, foi, no mínimo, uma enorme falta de sensibilidade”, protesta Marli.

“Em uma época de passagens caríssimas e salários defasados, o planejamento com bastante antecedência é fundamental para que esse curto momento de descompressão seja devidamente desfrutado. A secretária de Saúde certamente foi consultada e, infelizmente, permitiu que isso ocorresse. Para nós, não há dúvidas de que houve a anuência dela e de seus assessores”, salienta Marli. “Os servidores da Saúde merecem esse descanso. O governo precisa entender que não está lidando com máquinas. São seres humanos, que enfrentam diariamente a sobrecarga de trabalho, a defasagem salarial, o endividamento e, em muitos casos, a depressão decorrente das péssimas condições de trabalho”, conclui a presidente do SindSaúde.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Manoel Andrade é o novo presidente do TCDF e assume a liderança da corte para o biênio 2025-2026

Na sessão desta quinta-feira (11) do Tribunal de Contas do Distrito Federal, um novo capítulo começa a ser escrito...

Sistema de “pontos” para aposentadoria será mais rigoroso em 2025

Com as mudanças previstas na Reforma da Previdência de 2019, as regras de transição vão se tornar mais rigorosas...

A Covardia Federal: Quando o ajuste fiscal penaliza as famílias e a dignidade do DF

O recente anúncio de redução no Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF) expõe uma postura que vai além de...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img