24.5 C
Brasília
sábado, 27 abril, 2024

Auxílio-alimentação não terá reajuste

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Presente do governo Rollemberg para servidores é suspender reajuste anual do benefício.

Por unanimidade, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) julgou inconstitucional o artigo 112, inciso IV, da Lei Complementar n° 840/2011, que prevê o reajuste anual do auxílio-alimentação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) para todos os servidores do Distrito Federal.

Com a decisão judicial, o Governo do Distrito Federal (GDF) conseguiu derrubar o benefício adquirido pelos servidores, que estão há dois anos sem reajuste no auxílio- alimentação.

“Esse é mais um dos presentes que o governador Rollemberg dá aos servidores da capital. O reajuste do auxílio-alimentação é extremamente necessário, é um direito de todos. Nenhum outro governo na história foi tão injusto com os trabalhadores”, ressaltou Marli Rodrigues, presidente do SindSaúde.

Na Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), o Governo do Distrito Federal alegou que o reajuste do benefício ofende a Lei Orgânica do Distrito Federal (LODF) e, somente por lei específica, é possível alterar o reajuste ou reposição de vencimentos, porque alteram as remunerações dos servidores. O pedido de inconstitucionalidade foi encaminhado à Justiça em agosto passado.

Artigo considerado inconstitucional

Pelo artigo que foi julgado inconstitucional, o reajuste do benefício tinha de ter sido concedido duas vezes, uma em maio de 2015 e, outra, em maio de 2016. O GDF teria de reajustá-lo nesses meses para que o reajuste incidisse na folha de pagamento de junho dos respectivos anos e, assim, assegurar o poder aquisitivo do tíquete.

Vale alimentação 1

 

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Reivindique seus direitos: SindSaúde garante vitória judicial para servidores da saúde

À medida que mais uma semana chega ao fim, alguns trabalhadores da saúde celebram uma conquista financeira inesperada. Receber...

Assédio moral adoece servidores do Instituto de Saúde Mental: Sindsaúde DF agirá em defesa dos trabalhadores

O Sindsaúde, por meio deste comunicado, expressa sua profunda preocupação com o crescente número de funcionários do Instituto de...

Estudo do SindSaúde revela perda salarial de 37,8% para os servidores da saúde, gerando revolta e mobilização

Ser aprovado em um rigoroso concurso público, atravessando diversas etapas em busca da tão almejada estabilidade e segurança na...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img