27.5 C
Brasília

Horário de atendimento ao público
Segunda à Quinta das 08h00 às 17h00

Saúde investiga primeiro caso suspeito de varíola dos macacos no DF

Segundo a pasta o paciente é um homem com idade entre 20 e 29 anos

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal investiga o primeiro caso suspeito da varíola dos macacos na capital. A informação foi divulgada pela pasta, através de nota, na tarde de ontem terça-feira (21/6). De acordo com a SES, o paciente é um homem com faixa etária entre 20 a 29 anos. 

Além disso, foi divulgado também que o Ministério da Saúde foi notificado sobre um caso suspeito que está em investigação inicial de hepatite de origem desconhecida. Segundo a pasta, trata-se de uma criança com faixa etária entre 5 e 9 anos. “Ela se encontra em bom estado de saúde, realizando acompanhamento ambulatorial”, informou. 

Em nota, a secretaria ainda informou que a rede de saúde da capital está preparada para lidar com a situação. “Assim que os primeiros casos foram registrados no Brasil, o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) do DF emitiu um alerta epidemiológico às unidades da atenção primária e hospitalares das redes pública e privada” disse a secretaria. 

Fique atento aos sintomas iniciais 

  • febre
  • dor de cabeça
  • dores musculares
  • dor nas costas
  • gânglios (linfonodos) inchados
  • calafrios
  • exaustão

Os sintomas costumam surgir cerca de 5 a 21 dias após o contato com o vírus, e duram entre 14 a 21 dias. As erupções cutâneas costumam surgir primeiro no rosto e mucosa oral, espalhando-se depois para o resto do corpo e atingindo, principalmente, as extremidades, como a palma das mãos, e podendo também aparecer na região genital.

Prevenção 

Seguindo as mesmas medidas de proteção contra a Covid-19, o uso de máscaras, o distanciamento e a higienização das mãos também são as principais formas de evitar o contágio pela varíola dos macacos. Além disso, é importante evitar o contato ou o consumo de animais silvestres, já que podem estar infectados, principalmente roedores. 

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

AOSDs avançam na luta pelo reenquadramento

A presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, junto com os diretores Marcos Rogério e João Pedro, e a comissão dos...

Feriado de Páscoa com um dia a mais de descanso para os servidor

Os servidores da Administração Pública Direta e Indireta do Distrito Federal, incluindo os da saúde, terão um descanso prolongado...

Atenção Servidor: Recadastramento da Gratificação de Movimentação (GMOV) 2025 vai Até 30 de Abril

Atenção, servidores da Região de Saúde Leste! O recadastramento anual da Gratificação de Movimentação (GMOV) 2025 já está aberto...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img