Acontece nesta semana no Distrito Federal, o XI Congresso Consad de Gestão Pública, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração – CONSAD. O evento tem o objetivo de discutir temas relevantes para a administração pública brasileira. Em 2022, as discussões estarão focadas no fortalecimento de um espaço de debate, formação de redes, produção e disseminação de conhecimentos entre as mais diversas frentes.
O Congresso acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, durante os dias 22 a 24 de março, com o tema principal: Inovação e Modernização Administrativa para os Estados.
Representando o DF, participam do evento gestores da Subsecretaria de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado de Economia da capital. A SUGEP/SEEC-DF apresentou no Congresso uma ressignificação do modelo de gestão estratégica com pessoas.

Segundo o material apresentado pela Subsecretaria aos presentes de todos os outros estados do Brasil, é preciso promover uma gestão participativa, construir um ambiente coletivo, que valorize o “saber fazer” de cada servidor. Outro ponto levantado foi a necessidade da promoção de uma comunicação clara e não-violenta na gestão pública.
“Apresentamos uma nova proposta de gestão. Hoje a gestão é ‘de’ pessoas, totalmente vertical, gerindo pessoas de cima para baixo. A nossa proposta é uma gestão ‘com’ pessoas, ou seja, compartilhar conhecimento e estar incluso em todas as decisões”, explica a Subsecretária de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado de Economia, Marineusa Bueno.
